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Cariátides no Museu da Acrópole

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O Museu da Acrópole realizou a conservação e restauração das Cariátides, que pertenciam à varanda sul do templo Erecteion. O projeto documentou a condição atual das estátuas e se concentrou na fixação de segmentos instáveis ​​das estátuas de mármore, sua restauração estrutural, remoção dos fatores corrosivos e limpeza de camadas de poluentes atmosféricos com o uso de tecnologia laser.

O Museu escolheu não mover as Cariátides das suas galerias para esse processo, evitando os riscos para as exposições envolvidas em um movimento adicional, mas também para proporcionar aos visitantes a oportunidade de observar procedimentos que até recentemente eram realizados nos laboratórios de conservação. A técnica utilizada combinou dois comprimentos de onda infravermelhos e ultravioleta, para evitar causar a descoloração ou abrasão.

A conservação foi realizada usando uma técnica laser inovadora especialmente desenvolvida para o projeto pelo Museu da Acrópole e pelo Instituto de Estrutura Eletrônica e Laser na Fundação para Pesquisa e Tecnologia em Creta. O Museu da Acrópole foi premiado com este programa inovador pelo Instituto Internacional de Conservação (IIC) em Viena, com o Prêmio Keck 2012.

Em 1687, as Cariátides foram marcadas por tiros e destroços quando o Partenon sofreu seu maior dano. Os venezianos, liderados por Francesco Morosini, atacaram Atenas e os otomanos usaram a edificação como paiol de pólvora. No dia 26 de setembro, um canhão veneziano, disparado da colina de Filopapo, acertou no paiol e o Partenon foi parcialmente destruído.

Uma das seis Cariátides foi removida por lorde Elgin, no século 19 e hoje está no British Museum. As outras cinco foram removidas do Erecteion em 1979, para protegê-las contra a poluição do ar e da chuva ácida, e foram substituídas por cópias.

Demorou cerca de sete meses para limpar cada uma das estátuas, esculpidas em tamanho natural em torno de 420 a.C. O trabalho começou em 2011 e foi concluído em 2014. “O processo removeu toda a poluição, a fumaça e tudo o que se estabeleceu nas estátuas por mais de um século, deixando intacta a pátina, essa cor laranja que as estátuas ganharam com a passagem dos séculos”, disse Pantermalis, diretor do Museu.

Embora os exemplos mais antigos de pilares na forma humana da Grécia sejam um século mais velho, as Cariátides são os mais famosos de sua espécie e foram amplamente imitadas desde os tempos romanos a revitalização clássica da Europa.

Uma cariátide no British Museum

A Cariátide faltante está instalada no British Museum em Londres, adquirida em 1816.  Em 1801, o embaixador britânico em Constantinopla, Lorde Elgin, obteve uma permissão do sultão para fazer desenhos e moldes das antiguidades da Acrópole, demolir construções recentes se necessário para ver as antiguidades, e para remover esculturas de lá. Ele tomou isso como autorização para coletar todas as esculturas que achasse. Empregou trabalhadores locais para retirá-las das paredes do edifício Partenon, recolheu algumas do chão e comprou algumas peças pequenas da população.

Assim como a Cariátide, partes do friso do Partenon, conhecidos como os Mármores de Elgin estão expostos no British Museum. As autoridades gregas e britânicas há muito lutam sobre a devolução dessas obras.

A Cariátide que falta no Museu a Acrópole é marcante em sua ausência da plataforma onde as outras estão expostas, numa demonstração subversiva de resistência que se reflete um andar acima, no museu, onde grandes pedaços do friso da Acrópole que estão no Museu Britânico são representados por cópias de gesso dos originais.

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