Pesquisar
Close this search box.

Felícia Leirner

Placas Decorativas Obras de Arte Pinturas Famosas Decoração Quarto Sala Van Gogh, Monet, Da Vinci, Monalisa, Tarsila, Kint, Botticelli, Vermeer, Rembrandt, Picasso, Michelangelo

Nasceu em Varsóvia, na Polônia, em 1904. Veio para o Brasil, país que adotou como pátria, em 1927. Seu nome é a tradução, em língua  portuguesa, do polonês “Fayga”, que significa “pássaro”. Curiosamente, a paixão pelos animais e pela natureza era uma característica marcante da personalidade e da obra da artista.

Aos 44 anos, iniciou seus estudos de escultura com o renomado artista Victor Brecheret. Seus primeiros trabalhos pertencem à fase Figurativa e datam de 1950 a 1958. Em 1953 e 1955, confirmou sua importância como artista ao participar das bienais internacionais de São Paulo. Na de 1955, foi agraciada com o Prêmio de Aquisição do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Nessa época, sua obra teve importante reconhecimento no país e no exterior. Em 1957, suas esculturas foram incorporadas aos acervos do Museu de Arte de São Paulo ( MASP ) e do Museu de Arte Moderna de Paris.

Comovida com a morte de seu companheiro Isai Leirner, em 1962, trocou a cidade de São Paulo por Campos do Jordão, para iver de forma simples e despojada, junto à natureza. A partir de 1978, quando o Museu Felícia Leirner foi inaugurado, passou a dedicar seus últimos anos de vida a ampliar a coleção que pode ser vista atualmente.

Em 1982, concluiu sua produção para o Museu. Em casa, continuou a distrair-se com bordado, desenho, escrita e produzindo pelas menores em argila, depois fundidas em bronze, a maioria em forma de pássaros.

Considerada uma das artistas mais importantes do país, Felícia Leirner conquistou diversos prêmios nacionais e também no exterior. Reconhecida no cenário internacional, teve sua obra acolhida em diversas instituições, dentre elas, a Moderna Galeria de Belgrado, na Sérvia. Faleceu em 1996, aos 92 anos.


COMO CITAR:


IMBROISI, Margaret; MARTINS, Simone. Felícia Leirner. História das Artes, 2025. Disponível em: http://www.historiadasartes.com/felicia-leirner/. Acesso em 28/05/2025.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nosso Feed

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

plugins premium WordPress