A exposição usa como ponto de partida o trabalho do artista alemão Lothar Baumgarten, que na década de 1970 se baseou em um mito Tupi, sobre a origem da noite – que, segundo a narrativa, “dormia” submersa nas águas, quando ainda os animais não existiam e as coisas tinham o poder da fala.
Criou um filme que discutia essas questões em cenas filmadas nos rios Reno e Colônia, na Europa.
A partir disso, a curadoria coordenada por José Augusto Ribeiro selecionou cerca de 40 trabalhos dos cinco artistas, produzidos desde a década de 1970 até hoje que remetem a origem do mundo.
Além de Baumgartem, quatro artistas brasileiros fazem parte do trabalho: Antonio Dias, Carmela Gross, Solange Pessoa e Tunga.
A seleção leva em conta experimentações de linguagem e de material que se convertem, ao mesmo tempo, em imagens e objetos com aspectos imemoriais.
Produzidas em suportes diversos, como vídeo, pintura e escultura, as obras têm caráter experimental e tentam explorar os limites da linguagem artística.
Pina_Estação. Largo General Osório, 66, Santa Efigênia, Centro. São Paulo. Aberto de quarta a segunda-feira, das 10h às 18h. Entrada gratuita. Até 28/01/19.
Fique atento! O horário pode ser alterado. Consulte o site oficial da instituição.