A Exposição exibe fotos inéditas de Pierre Verger.
Na madrugada do dia 5 de outubro de 1946, o fotógrafo e etnológo francês Pierre Verger (1902-1996) desembarcou no Brasil e, encantado com o País, acabou fixando residência em Salvador.
Já era, então, um viajante experiente e um profissional respeitado que passara por diversas regiões da África, além dos EUA, México e China, sempre fotografando para grandes publicações (como a revista Life) ou para a agência parisiense que fundou com amigos, em 1939, a Alliance Photo.
Todo esse material se encontra entre os mais de 60 mil negativos legados pelo fotógrafo à Fundação Pierre Verger de Salvador, que cuida do seu acervo. Muitas dessas imagens nunca foram expostas.
São 120 fotografias divididas em quatro núcleos, a mostra reúne a caixa-arquivo que Verger utilizou para guardar suas provas de contato, os livros publicados pela editora Corrupio, fundada em 1979, em Salvador, para preservar sua obra, as fotografias que registram o diálogo cultural entre as religiões afro-brasileiras e, finalmente, no último núcleo, uma seleção de cópias assinadas pelo próprio Verger que integraram a histórica exposição Pierre Verger, Le Messager, organizada em 1993 pela Revue Noire no Musée d’Art d’Afrique et d’Océanie.
Galeria Marcelo Guarnieri. Alameda Lorena, 1835 – Jardins – São Paulo – SP. Aberta de segunda a sexta, das 10h às 19h, sábado, das 10h às 17h. Até 04/04/18.
Fique atento aos horários, eles podem sofrer alterações. Consulte o site oficial da galeria.