A Sesta, Sorolla

A Sesta, Sorolla
   

Esta tela se encontra entre as obras pertencentes a seu último período, que vai de 1911 a 1920. Durante estes anos, Sorolla ocupa quase todo seu tempo em uma magna empresa: a decoração da biblioteca de The Hispanic Society of America sobre as províncias da Espanha.

A Sesta é a obra mais representativa deste momento. Começou a executá-la a meados do mês de agosto de 1912, quando se encontrava veraneando em São Sebastião.

A estrutura da composição vem determinada pela posição diferente das quatro figuras: à direita, duas estão de barriga para cima e, à esquerda, as outras duas, uma de barriga para baixo e a outra de costas.

Todas aparecem em posições de escorço, dando assim maior sensação de perspectiva. Mas o que realmente se destaca na composição é a especial harmonia cromática que se cria através dos tons verdes intensos, alternando-se com as gamas claras de rosas, azuis ou brancos com pequenos toques dourados, dos vestidos das mulheres.

A obra é um exemplo característico de execução deste último período de Sorolla com suas amplas pinceladas, que quase se poderiam qualificar como broxadas de cores muito diluídas e muito grossas, empastando aquelas zonas que deseja ressaltar, chamando assim a atenção do observador.

Com esta obra o pintor demonstra o grande amor que sentia por sua família, transmitindo uma sensação de tranquilidade, de harmonia e de beleza inigualável.

A Sesta, 1911, Joaquín Sorolla, Museu Sorolla Madri.

pincelAgora que você sabe mais detalhes sobre essa obra de Joaquín Sorolla, experimente desenvolver sua releitura sobre o tema ou  crie uma composição com pessoas e a natureza, usando o material colorido que você mais gostar.

quadroFotografe seu trabalho e compartilhe sua experiência nas nossas redes sociais com a #historiadasartestalento

COMO CITAR:

Para citar esta página do História das Artes como fonte de sua pesquisa utilize o texto abaixo:

IMBROISI, Margaret; MARTINS, Simone. A Sesta, Sorolla. História das Artes, 2021. Disponível em: <http://www.historiadasartes.com/sala-dos-professores/a-sesta-sorolla/>. Acesso em 26 Oct 2021.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: