Como se faz uma escultura de metal?

História das Artes > Sala dos Professores > Como se faz uma escultura de metal?
Como se faz uma escultura de metal?

Como são feitas as esculturas em cobre?  Como as que Rodin fazia as suas famosas esculturas?

Trouxemos a montagem existente na Pinacoteca do Estado de São Paulo, essa montagem explica o passo-a-passo para entender um pouco desse processo tão engenhoso…

m_etapa-1m_etapa-1
Modelo

foto-2-modelo

Modelo em gesso do estudo de Adão (elemento da Porta do Inferno), de Auguste Rodin.

Etapa 1

m_etapa-1

O modelo em gesso é recoberto por uma camada de silicone e poliuretano, formando um negativo – ou molde – do modelo original.

Etapa 2

m_etapa-2

Um material refratário (que suporta temperaturas elevadas) é derramado no molde de silicone.

Etapa 3

m_etapa-3

São retirados três a quatro milímetros da espessura do material refratário antes de assentá-lo outra vez no molde de silicone.
O espaço vazio é preenchido com cera derretida.

Etapa 4

m_etapa-4

Quando a cera esfria e seca, o molde de silicone é aberto. A cera, fiel ao modelo em gesso, recebe a assinatura do escultor, o número da tiragem e o selo de fundição.

Etapa 5

m_etapa-5

Condutores metálicos são fixados em volta da peça de cera.

Etapa 6

m_condutores

A cera recebe um revestimento cerâmico de cerca de um centímetro de espessura. O conjunto é levado ao forno (até 750ºC), onde a cera derrete e a cerâmica é queimada, tornando-se resistente. A cera escoa pelos condutores inferiores e se perde – daí o nome deste método de fundição.

Etapa 7

m_etapa-7

Em seguida o bronze em estado líquido é derramado a 1150ºC pelos condutores superiores, substituindo a fina camada de cera.
Após o resfriamento, os condutores são removidos, o revestimento cerâmico externo é quebrado e o material refratário no interior da peça é retirado (a escultura é oca).

Escultura pronta

m_obra-pronta
Depois, a escultura passa pelo cinzelamento, que consiste em fazer desaparecer as rebarbas da fundição e as marcas deixadas pelos condutores metálicos. Muitas vezes o bronze ainda recebe uma pátina – reação química que produz uma película de cor na superfície do metal.

As esculturas de metal fundido são feitas em fundição, na qual com instalações e instrumentos próprios para derreter o material em altas temperaturas sem danos para quem as manuseias.

Geralmente os artistas tem fundições contratadas para fazer a etapa do derretimento do metal.

PESSOAS QUE LERAM ISSO, TAMBÉM GOSTARAM....

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *