Depois do Banho, Sorolla

Depois do Banho, Sorolla
   

Este quadro se encontra entre as obras pertencentes ao último período da produção artística de Sorolla, de 1911 até 1920.  Ele também ocupa todo este período na execução da decoração da biblioteca de The Hispanic Society de Nova Iorque. Depois do Banho, também conhecida pelo título O Robe Rosa, é uma das últimas versões e uma das obras culminantes sobre a temática de praia.

A cena representa duas mulheres no interior cercado por esteiras de palha. Uma delas acaba de mudar o robe molhado por um seco e é ajudada por outra mulher mais velha, vestida de branco.

A composição está estruturada por linhas verticais que formam as figuras e pelas horizontais das esteiras. O pintor deixa claro que na cena não lhe interessa tanto a anatomia das figuras, mas o efeito da luz que se filtra pelas esteiras.

A luz solar penetra pelos espaços entre as tramas, iluminando determinadas zonas da composição. O efeito luminoso se incrementa através das brancas e vaporosas cortinas.  As esteiras no teto, embora não sejam aparentes na imagem, se tornam presentes através dos raios do sol que incidem nas mulheres.

Desta maneira, a cena de temática de praia lhe serve de pretexto para estudar os dois elementos fundamentais na sua obra: a luz e a cor. Essas são as duas obsessões pictóricas da maturidade e dos últimos dias de Sorolla.

Ele capta a luz e a cor do natural através de seu contato direto com a natureza. Embora a luz e a cor marquem as pautas principais na sua carreira, sobretudo nos últimos anos, o artista as estuda de uma maneira diferente de como o faziam os impressionistas já que estes tratavam de captar a luz para estudar suas mudanças em relação com a matéria e Sorolla a utiliza para criar contrastes e quase nunca para representar mudanças da natureza.

É preciso levar em consideração que na sua obra aparecem outras constantes como a tradição, os costumes, o tom social e o talento humano. Todas estas propostas supõem uma nova concepção da realidade espanhola, representando assim outras facetas do povo espanhol, mais lúdicas e menos transcendentes.

Depois do Banho (O Robe Rosa), óleo sobre tela, 81,8 x 49,8 cm, 1916, Joaquín Sorolla y Bastida, Museu Sorolla, Madri.

pincelAgora que você sabe mais detalhes sobre essa obra de Joaquín Sorolla, experimente desenvolver sua releitura sobre o tema ou  crie uma cena de praia, usando o material colorido que você mais gostar.

quadroFotografe seu trabalho e compartilhe sua experiência conosco, nas nossas redes sociais, usando  #historiadasartestalento

COMO CITAR:

Para citar esta página do História das Artes como fonte de sua pesquisa utilize o texto abaixo:

IMBROISI, Margaret; MARTINS, Simone. Depois do Banho, Sorolla. História das Artes, 2021. Disponível em: <http://www.historiadasartes.com/sala-dos-professores/depois-banho-sorolla/>. Acesso em 25 Jul 2021.

PESSOAS QUE LERAM ISSO, TAMBÉM GOSTARAM....

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:
Available for Amazon Prime