Deusas das Serpentes

Deusas das Serpentes

As Deusas da Serpente é o nome comum dado a um tipo de figura que representa uma mulher segurando uma cobra em cada mão, como as que foram encontradas em sítios arqueológicos minoicos em Creta. 

Foi Arthur Evans, um arqueólogo britânico, quem chamou a figura maior “Deusa da Serpente”, uma menor “Sacerdotisa da Deusa da Serpente”. Desde então, foi debatido se Evans estava certo, ou se as duas figuras representam sacerdotisas, ou ambas retratam a mesma divindade distintas.

As pequenas figuras foram encontradas apenas em santuários domésticos, onde a figurinha aparece como “a deusa da casa”, e eas provavelmente são relacionados com a tradição paleolítica em relação às mulheres e a domesticidade.

Elas são objetos de culto importantes do Templo dos Repositórios de Cnossos, onde foram encontradas. Elas foram chamadas assim porque há serpentes ao redor do corpo e nos braços da figura maior, e duas serpentes que a figura menor segura nas mãos levantadas.

As serpentes simbolizam a tônica do culto da deusa, enquanto a criatura felina na cabeça da figura menor sugere seu domínio sobre a vida selvagem.

Ambas usam roupas luxuosas e estão mostrando seus seios, simbolizando a fertilidade das mulheres. Uma delas usa uma longa saia com babados e avental. Foram feitas de pedra roseta de cristal, datam do período de 1650-1550 a.C., e estão expostas no Museu Arqueológico de Heraklion.

 

Deusas das Serpentes, 1000-1550 a.C., encontradas no Palácio de Cnossos, Museu Arqueológico de Heraklion, Creta, Grécia. Foto: Simone R. Martins
pincel

Agora que você sabe mais detalhes sobre essas esculturas minoicas, experimente fazer uma releitura delas ou criar uma composição com figuras humanas e animais ue retratem algum simbolismo, usando o material que você mais gostar.

quadroFotografe seu trabalho e compartilhe sua experiência conosco, nas redes sociais, usando a #historiadasartestalento

PESSOAS QUE LERAM ISSO, TAMBÉM GOSTARAM....

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *