Invenção de Origem | Pina_Estação | SP

História das Artes > Sala dos Professores > Invenção de Origem | Pina_Estação | SP
Invenção de Origem | Pina_Estação | SP

A exposição usa como ponto de partida o trabalho do artista alemão Lothar Baumgarten, que na década de 1970 se baseou em um mito Tupi, sobre a origem da noite – que, segundo a narrativa, “dormia” submersa nas águas, quando ainda os animais não existiam e as coisas tinham o poder da fala.

Criou um filme que discutia essas questões em cenas filmadas nos rios Reno e Colônia, na Europa.

A partir disso, a curadoria coordenada por José Augusto Ribeiro selecionou cerca de 40 trabalhos dos cinco artistas,  produzidos desde a década de 1970 até hoje que remetem a origem do mundo.

Além de Baumgartem, quatro artistas brasileiros fazem parte do trabalho: Antonio Dias, Carmela Gross, Solange Pessoa e Tunga.

Escultura do artista Tunga

A seleção leva em conta experimentações de linguagem e de material que se convertem, ao mesmo tempo, em imagens e objetos com aspectos imemoriais.

Produzidas em suportes diversos, como vídeo, pintura e escultura, as obras têm caráter experimental e tentam explorar os limites da linguagem artística.

Pina_Estação. Largo General Osório, 66, Santa Efigênia, Centro. São Paulo. Aberto de quarta a segunda-feira, das 10h às 18h. Entrada gratuita. Até 28/01/19.

Fique atento! O horário pode ser alterado. Consulte o site oficial da instituição.

PESSOAS QUE LERAM ISSO, TAMBÉM GOSTARAM....

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *