O Banho, Jávea, Sorolla

O Banho, Jávea, Sorolla
   

O verão que Sorolla passou em Jávea, em 1905, inspirou-lhe numerosas cenas praieiras onde representa profusamente os pescadores, as figuras femininas e crianças. Esta é uma obra representativa do tema de praia, em que predominam as figuras de crianças e adolescentes, correndo pela beira do mar e nadando nas cálidas águas mediterrâneas.

Como é habitual nas composições do artista, ele utiliza a perspectiva com um ponto de mira elevado que não deixa ver o horizonte.

Uma menina nua, de costas, em um primeiro plano, introduz o espectador da composição; até este período, Sorolla não havia utilizado essa fórmula. Ao fundo, aparecem outras meninas vestidas que vão de mão dadas, entrando na água.

Sua preocupação pelo movimento fica refletida nas agitadas águas e nos vestidos das meninas que, ao inchar-se por causa da água, adquirem umas formas curvas e sinuosas que recordam os simbolistas e modernistas.

Predomina a pincelada grossa e os fortes contrastes de luz, resolvidos com uma vigorosa palheta de intensos verdes esmeralda, azuis cobalto e ultramar frente a pequenos toques de brancos e amarelos, produzidos pelo movimento do mar.

O Banho, Jávea, 1905, Joaquín Sorola, Coleção Particular.

pincelAgora que você sabe mais detalhes sobre essa obra de Joaquín Sorolla, experimente desenvolver sua releitura sobre o tema ou  crie uma composição tendo a praia como cenário, usando o material colorido que você mais gostar.

quadroFotografe seu trabalho e compartilhe sua experiência nas nossas redes sociais com a #historiadasartestalento

COMO CITAR:

Para citar esta página do História das Artes como fonte de sua pesquisa utilize o texto abaixo:

IMBROISI, Margaret; MARTINS, Simone. O Banho, Jávea, Sorolla. História das Artes, 2021. Disponível em: <http://www.historiadasartes.com/sala-dos-professores/javea-sorolla/>. Acesso em 02 Aug 2021.

PESSOAS QUE LERAM ISSO, TAMBÉM GOSTARAM....

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:
Available for Amazon Prime