Mulher Vestida de Preto na Ópera, Mary Cassatt

História das Artes > Olho-vivo > Análise Estética > Obras Analisadas > Mulher Vestida de Preto na Ópera, Mary Cassatt
Mulher Vestida de Preto na Ópera, Mary Cassatt

Mulher Vestida de Preto na Ópera, da pintora americana Mary Cassatt .

A artista sofreu diversas restrições sociais pelo fato de ser uma mulher envolvida na pintura, mas mesmo assim usou a arte para a sua independência e livremente se expressar, mesmo numa época que falar em gêneros era impossível.

Nesta obra, a artista provoca retratando uma dama mais velha e elegante, cujo um traje escuro a diferencia das glamorosas artistas, e atenta observa a cena.

Mesmo com um homem em um camarote ao longe fazer esforço para vê-la, a dama parece não se importar – papel que uma senhora de respeito só poderia adotar em público.

A mulher observa os espectadores do outro lado do teatro antes do início da apresentação.

O estilo da pintura, bem como a composição, destacam a dama, com seus trajes escuros em um camarote pouco iluminado e seu rosto muito bem traçado.

Esses elementos criam contraste com o auditório opulento e iluminado, bem como com os detalhes esboçados da plateia acomodada nos camarotes.

O observador tem a impressão de acompanhar a cena instalado ao lado da moça de binóculos, de maneira que o limite do camarote parece dividir a composição ao meio.

Perceba que os binóculos, tanto da mulher como do homem no camarote distante, os olhos estão cobertos por binóculos, enquanto os demais rostos são representados sem traços definidos.

Os adereços sutis e quase imperceptível, como do brinco de pérolas e das luvas transparentes reforçam o status da dama e ainda conferem mais confiança à sua postura.

O chapéu vermelho vivo que aparece no fundo, à esquerda embaixo, da imagem traz mais energia à cena, em contraste com o sóbrio preto e branco de grande parte dos vestidos.

Mulher Vestida de Preto na Ópera, 1880, óleo sobre tela, 80 x 64,8 cm, Mary Cassatt, Museu de Belas Artes, Boston, Estados Unidos.

Procure uma imagem de um show do século XXI e desenhe sobre esse cenário uma pessoa vendo o show com um binóculos.
Use os princípios de coloração que os artistas do movimento Impressionista usavam.

Fotografe a sua obra e compartilhe nas redes sociais usando #historiadasartestalento.

 

PESSOAS QUE LERAM ISSO, TAMBÉM GOSTARAM....

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *