O Ateliê do Artista – Gustave Courbet

História das Artes > Olho-vivo > Análise Estética > O Ateliê do Artista – Gustave Courbet
O Ateliê do Artista – Gustave Courbet

Trata-se de uma das obras mais conhecidas do pintor Jean Désiré-Gustave Courbet, que foi exposta em conjunto com outras, da sua autoria, num pavilhão perto da exposição internacional, por se opor aos críticos de arte.

A obra tem como título “O Atelier do Pintor”,seguido de um subtítulo muito sugestivo:”Alegoria Real que define uma fase de sete anos da minha vida artística e moral”.

O artista escreveu uma carta ao seu amigo, o escritor Jules Champfleury, na qual explicava o significado desta obra.

Nela vemos o artista pintando uma paisagem sob o olhar atento de uma jovem seminua e de um menino acompanhado de um cão branco adormecido no chão.

O pintor é o eixo que separa ambos os lados do quadro, onde se desenvolve a cena enquadrada num fundo.

À esquerda da composição, mostram-se os dois lados da sociedade, ilustrada através de personagens como o caçador com o cão, representante da classe burguesa, ou a mulher de cócoras, que simbolizaria a classe mais desfavorecida.

Estão também membros das classes religiosas, representados pelas figuras de um homem judeu e de um sacerdote cristão.

No entanto, à direita do quadro estão os amigos do pintor pertencentes todos eles a classes altas e representantes da cultura como, por exemplo, o músico A. Promayet que aparece em primeiro plano, ou o filósofo e sociólogo Pierre-Joseph Proudhon.

Por sua vez o poeta Boudelaire, grande amigo do pintor aparece sentado à direita da composição, lendo um livro, e mostrando-se alheio à cena que decorre à sua volta.

A mulher seminua que está atenta ao quadro cobre-se com uma parte do pano branco que cai para o chão, e contempla, concentrada, o artista enquanto ele pinta.

É interessante observar que Courbet preferiu uma mulher aos críticos habituais dos salões, demonstrando com este fato o desagrado que estes lhe causava.

Uma obra estranha e que foge aos cânones habituais.

Ficha técnica
Título: “O Atelier do Pintor”
Autor: Gustave Courbet
Ano 1855
Dimensões: 359 cm x 598 cm
Técnica óleo sobre tela
Acervo Museu D’Orsay – Paris

Faça você também!
Desenhe ou faça uma colagem artística de uma situação que envolveu muitas pessoas da sua convivência. Use material livre e deixe a sua imaginação voar.

Fotografe a sua obra e compartilhe nas nossas mídias sociais #historiadasartes/talento

PESSOAS QUE LERAM ISSO, TAMBÉM GOSTARAM....

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *