Tesouros do Acervo – MASP

História das Artes > Sala dos Professores > Tesouros do Acervo – MASP
Tesouros do Acervo – MASP
   

O que é acervo: significa grande quantidade de algo, abundância.

É uma palavra proveniente do termo latino acervus (coleção).

Em geral, a palavra é utilizada para fazer referência a uma coleção de obras ou bens que fazem parte de um patrimônio, seja de propriedade privada ou pública.

Museus e galerias do mundo inteiro tem seu acervo, ou seja, obras de arte que são compradas ou doadas para essas instituições com a finalidade de exibi-las  para um grande público e a consequente conservação adequada da obra e se necessário, seu restauro.

Visitando do acervo do MASP, temos a obra:

“O inverno – Juno implora a Eolo a destruição da frota de Eneas – as quatro estações de Hartmann ” de Eugène Delacroix, adquirido em 1958 e sob o número de inventário do Museu MASP 00070.

Esta pintura pertence a uma série de alegorias sobre as quatro estações, faz parte da coleção “As Quatro Estações Hartmann”, que retrata as estações do ano representadas nas formas de divindades da mitologia grega personificadas nas figuras de divindades da mitologia clássica.

Foram executadas por Eugene Delacroix entre 1856 e 1863, para o industrial alsaciano Frederick Hartmann

Nesta obra  Delacroix retrata o mito de Juno e Eolo.

Eolo, rei dos ventos, vive na ilha de Aulia, perto da Itália e da Sicília.

Juno, chefe das deusas do Olimpo, implora a Eolo que liberte seus ventos a fim de impedir Eneas, o troiano e seus homens de chegar a Cartagena.

Eolo recusa, mas, para seu espanto, vê que os ventos disfarçados em cupidos maliciosos escapam das grutas onde estavam presos.

Juno debruça numa nuvem sobre o mar revolto e os observa impassível.

“O inverno – Juno implora a Eolo a destruição da frota de Eneas – as quatro estações de Hartmann ” – 1856 a 1863 – Eugène Delacroix

COMO CITAR:

Para citar esta página do História das Artes como fonte de sua pesquisa utilize o texto abaixo:

IMBROISI, Margaret; MARTINS, Simone. Tesouros do Acervo – MASP. História das Artes, 2021. Disponível em: <http://www.historiadasartes.com/sala-dos-professores/tesouros-acervo-masp/>. Acesso em 26 Sep 2021.

PESSOAS QUE LERAM ISSO, TAMBÉM GOSTARAM....

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: