Verão, Giuseppe Arcimboldo

Verão, Giuseppe Arcimboldo

Este quadro assemelhar-se muito ao sonho de um verdureiro. Ao se tomar uma certa distância, emerge uma cabeça humana, feita inteiramente de frutas e legumes de verão – pode-se ver peras, pêssegos, cerejas e ameixas.

Além de usar com frequência frutas e legumes para criar seus retratos, Giuseppe Arcimboldo também era conhecido por utilizar vasos, panelas e até ferramentas para criar suas imagens misteriosas.

A obra Verão faz parte da série As Quatro Estações. Nessa série, o artista realizou sua composição a partir dos elementos da natureza correspondentes a cada uma das estações. Todos os elementos agrupados compõem fisionomias humanas em referência ao gênero do retrato.

A obra é um busto de perfil, mostrando um personagem antropomorfo, fantástico. O que salta aos olhos do observador é o jogo de ilusão de ótica no qual Arcimboldo nos envolve. O observador é instigado a montar uma personificação imaginária e a penetrar a imagem em seus detalhes e nos vários caminhos simbólicos que ela sugere.

Na roupa, feita de trigo, aparece na gola a assinatura do artista, e no ombro da roupa aparece o ano que a obra foi realizada: 1573. Quando Arcimboldo fez essa pintura ele tinha 46 anos.

Suas obras mais importantes foram pintadas em Praga, onde foi contratado por uma série de imperadores Habsburgos. Além de pintar, Arcimboldo tinha outros encargos na corte, como por exemplo criar decorações para festas, adquirir obras de arte para coleção do imperador e, por estranho que pareça, projetar e construir sistemas de distribuição de água.

Seus trabalhos possuem características do Maneirismo, que valorizava as interpretações individuais, o dinamismo e a complexidade de suas formas, conseguindo maior emoção, elegância, poder e tensão.

As pinturas de Arcimboldo eram consideradas um tanto malucas, embora tenham sido imitadas com certa frequência. Ele só se tornou popular quando os surrealistas o reconheceram como um colega artista, que gostava de gostava de trocadilhos visuais.

Verão, 1573, Giuseppe Arcimboldo, óleo sobre tela, 76 x 63,5 cm, Museu do Louvre, Paris.

pincelAgora que você sabe mais detalhes sobre esse quadro do Arcimboldo, experimente fazer uma releitura dele usando o material colorido que você mais gostar.

quadro

Fotografe seu trabalho e compartilhe sua experiência conosco, nas nossas redes sociais, usando a#historiadasartestalento 

PESSOAS QUE LERAM ISSO, TAMBÉM GOSTARAM....

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *