Vista do Danúbio junto de Ratisbona, Albrecht Altdorfer

História das Artes > Olho-vivo > Análise Estética > Obras Analisadas > Vista do Danúbio junto de Ratisbona, Albrecht Altdorfer
Vista do Danúbio junto de Ratisbona, Albrecht Altdorfer

Considerado um grande representante da Escola do Danúbio, Albrecht Altdorfer é um dos primeiros artistas na história da pintura europeia a representar a pura paisagem. A paisagem passa ser a protagonista absoluta da obra.

Nesta obra de Altdorfer, assim na obra Paisagem com Ponte, que pertence à National Gallery de Londres, a paisagem é o único motivo da pintura.

É uma obra de pequeno formato, pintada com notável atenção aos detalhes. Colocando duas árvores, uma em cada lateral da pintura, Altdorfer emprega um meio para dirigir o olhar do observador até o fundo da composição, aonde um caminho serpenteante se dirige até o Castelo de Wörth. Porém, na pintura não há nenhuma figura humana, aumentado assim a pureza da paisagem.

Ainda que a paisagem represente um lugar concreto, as imediações do Castelo de Wörth, é bem possível que Altdorfer tenha acrescentado toques românticos para aumentar a beleza da cena.

A cidade é conhecida como Ratisbona, em português. Originalmente, seu nome é Regensburg.

Vista do Danúbio junto de Ratisbona, 1522-25,óleo sobre pergaminho aplicado em madeira, 30,5 x 22,2 cm, Albrecht Altdorfer, Alte Pinakothek, Munique, Alemanha.

pincelAgora que você sabe mais detalhes sobre esse quadro de Albrech Altdorfer, experimente fazer uma releitura dele ou crie uma composição de uma paisagem conhecida por você,  usando o material que você mais gostar.

quadroFotografe seu trabalho e compartilhe sua experiência conosco, nas nossas redes sociais, usando a #historiadasartestalento

PESSOAS QUE LERAM ISSO, TAMBÉM GOSTARAM....

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *