Na fase de maturidade da sua carreira, Velázquez recebe um número limitado de encomendas de quadros religiosos, uma vez que se mantém alheio ao realizamo brutal de Ribera, a estreita imobilidade de Zurbarán, à suave fluidez de Murillo: as suas obra de tema sacro são, ao mesmo tempo, refinadas e credíveis, de nítido equilíbrio e sincero sentimento religioso.
Pintada para o oratório da rainha Isabel no Alcázar de Madri, a tela resplandece de audaz harmonia cromática na proximidade, intensamente sugestiva, de carmesins e azuis.
Pai e filho, envoltos em túnicas purpúreas e mantos vermelhos, seguram uma coroa de rosas sobre a cabeça da Virgem, cujo véu branco deixa descoberto os seus cabelos castanhos.
Os traços do rosto, puros e isentos de sombras, mostram a natureza imaculada de Maria e o raio de luz incandescente do Espírito Santo ilumina o fulcro da composição.
Ao azul do manto opõe-se o vestido vermelho, completando-se, assim, o magistral contraste cromático das roupagens dos protagonistas.
Os olhos da Virgem, virados para baixo, fechados pelas pálpebras, acentuam a sensação de separação e distância da terra, enquanto os anjos a transportam para o alto dos céus sentada em nuvens macias.
A devoção Mariana estava particularmente difundida nos países católicos; a doutrina protestante negava o culto à Virgem, mas o Concílio de Trento, pelo contrário, sublinhou o papel e a importância da mãe de Deus.
Essa obra é do período barroco e pertence ao acervo do Museu do Prado em Madri.
Agora que você sabe mais detalhes sobre esse quadro de Velázquez, experimente desenhar e pintar uma cena com vários personagens em torno de um personagem principal, usando o material colorido que você mais gostar.
Fotografe seu trabalho e compartilhe sua experiência conosco, nas nossas redes sociais, usando a #historiadasartestalento
Respostas de 4
Conteúdo incrível, amei demais
Olá, Letycia, agradecemos seu comentário. Continue visitando e compartilhando conosco suas experiências com arte. Abraço
Olá equipe do site História das Artes, parabéns pelo site e conteúdos incríveis compartilhados aqui.
Abraços,
Andréia
Olá, Andréia. Muito obrigado. Assine nosso Feed, para receber nossas atualizações.
Abraços