A pintura fazia parte de um retábulo com histórias do santo colocado na Sacristia de São Tomás de Ávila, cidade na qual o pintor passou a última fase de sua atividade.
Exemplifica, em finais do século 15, a transição da tradição gótica hispano-flamenga para as novas tendências renascentistas italianas, com as quais Berruguete estivera em contato durante a sua estada na Península Itálica. Com efeito, a partir de 1474, o pintor participou da decoração do gabinete e da biblioteca de Federico de Montefeltro no palácio ducal de Urbino.
O episódio descrito teve lugar em Tolosa, por volta de 1208, São Domingos, sentado numa tribuna alta protegida por um baldaquino, rodeado pelos juízes e pelo porta-estandarte da Inquisição, concede o perdão ao herege Raimundo, que se retratou, e preside à queima dos hereges albigenses.
Ao enfoque realista, de influência flamenga, junta-se a perspectiva, através de diagonais e de fugas em profundidade ascendente, e uma luminosidade difusa, as quais remetem aos pintores Piero della Francesca e Luca Signorelli.
Berruguete enche a cena com uma multidão de figuras, animadas por movimentos físicos e gestuais, retirando assim da representação do suplício os aspectos dramáticos e cruéis, como sucede com os dois hereges queimados vivos perante o tribunal da Inquisição.
A Inquisição foi estabelecida por Roma no século 13 como um tribunal contra os hereges e foi confiada aos dominicanos. Na Espanha, a Inquisição começou em Aragão e os Reis Católicos a estabeleceram para todos os reinos no século 15.
O primeiro Auto de Fé foi realizado em Sevilha em 6 de fevereiro de 1481, data próxima da realização do quadro de Berruguete. Dessa forma, o pintor transmite, através da sua obra, uma imagem que pode nos aproximar daquele primeiro acontecimento. Ainda que a maioria dos Autos de Fé fossem privativos, em algumas ocasiões, eram celebrados publicamente, como as execuções ou queima das bruxas em outros países europeus.
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