Existem inúmeras versões deste tema, quadro das quais registradas no inventário dos bens de El Greco. O episódio evangélico é tratado como a antecipação do Juízo Universal: Cristo, com gesto decidido, separa os condenados, à esquerda, dos eleitos, à direita.
Esta divisão é acentuada pela arquitetura do fundo, de gosto paladiano, em cujo arco se situa a figura de Cristo, mais eloquente, ainda, pela presença dos baixos-relevos dos lados das colunas: à esquerda, a Expulsão de Adão e Eva do Paraíso, que evidencia a violência de Cristo com o chicote na mão: à direita, o Sacrifício de Isaac, considerado como uma prefiguração do martírio divino.
O alongamento das figuras, as torções da anatomia, os movimentos de rotação, a intensidade expressiva, as evidentes influências venezianas, todos eles são elementos característicos do estilo da maturidade de El Greco, longe da representação naturalista e racional da cultura renascentista, mas visionário e transfigurado nos violentos contrastes de luz e cor.
A narração, privada dos habituais elementos ornamentais de pombas e de moedas espalhadas, poderia eventualmente aludir ao contemporâneo movimento da Contrarreforma, tendente a depurar a Igreja do protestantismo e da heresia.
Agora que você sabe mais detalhes sobre esse quadro de El Greco, experimente fazer uma releitura dele ou crie uma composição no estilo maneirista que conte uma cena que cause a sensação de movimento, usando o material colorido que você mais gostar.
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