Inaugurado em novembro de 2001, é um espaço da cidade de São Paulo especialmente projetado, arquitetônica e conceitualmente, para realizar mostras nacionais e internacionais de artes plásticas, arquitetura e design.
O Instituto leva o nome da artista Tomie Ohtake e desenvolve exposições que focalizam os últimos 60 anos do cenário artístico, ou movimentos anteriores que levam a entender melhor o período em que Tomie atuou, organizando mostras inéditas no Brasil.
Sempre com exposições marcantes na cena cultural brasileira, com público expressivo, também promove atividades como concursos, debates, pesquisa, produção de conteúdo, documentação e edição de publicações.
Desde a sua fundação, possui ampla pesquisa no ensino da arte contemporânea, na criação de novos processos para a formação de professores e de alunos das redes pública e privada, além de realizar uma série de atividades dirigidas ao público em geral e projetos de estímulo ao desenvolvimento da produção contemporânea.
O Complexo Aché Cultural, projetado e construído com formas arquitetônicas arrojadas é composto por dois prédios de escritórios, centro de convenções, teatro e o Instituto Tomie Ohtake e é uma referência marcante na paisagem urbana de São Paulo.
A criação de um espaço urbano inédito, onde as pessoas podem conviver com cultura, trabalho e lazer naturalmente integrados, rendeu ao autor do projeto, Ruy Ohtake, mais um prêmio em seu currículo, o da 9ª Bienal de Arquitetura de Buenos Aires, em 2001.
Ocupando dois pisos, o Instituto é distribuído em 7.500m2, com 7 salas de exposição, um setor educativo com ateliês, salas para palestras e setor de documentação. O piso térreo é integrado a um grande hall onde funcionam restaurante, livraria e loja de objetos.
Instituto Tomie Ohtake. Av. Brigadeiro Faria Lima, 201 (Entrada pela R. Coropés, 88) – Pinheiros – São Paulo- SP. De terça a domingo, das 11h às 20h.
Fique atento! Horários podem mudar sem aviso prévio. Consulte sempre os sites oficiais.
Respostas de 2
Hace unos años visité, casi de casualidad este Instituto y que maravillado. Por favor, envienme noticias. Soy artista uruguayo, bastante mayor, ya viajo poco.
Hola, gracias por honrar nuestro sitio web en Internet. Continúe investigando sus temas favoritos aquí y siga nuestras redes sociales.
Abrazo,