O artista Lasar Segall viajou muito entre o Velho e o Novo Mundo, cruzando o Atlântico, proporcionando a produção de instantâneos de viagem, retratos de diferentes tipos humanos, o cotidiano dos marinheiros, detalhes das embarcações e principalmente a experiência da imensidão do mar em confronto com a fragilidade do destino humano.
Seus apontamentos deram origem, no final dos anos 1920, às gravuras da série Emigrantes e, durante a Segunda Guerra Mundial, à tela Navio de Emigrantes.
A própria vida do pintor cruza-se com a dos emigrantes homenageados nesta tela, grandiosa alegoria da emigração e um testemunho veemente da história do século XX, na qual a questão da emigração tem papel de destaque, envolvendo vários povos.
Pertence ao acervo do Museu Lasar Segall, localizado em São Paulo – Brasil.
Observando a obra por meio dos elementos formais, iniciando pela presença forte e marcante das duas linhas inclinadas em sentido contrário, que se encontram no centro e que parecem despertar uma grande ação sobre o olhar do espectador.
Dessa forma, é possível constatar que a estrutura da composição centra-se nessas duas linhas inclinadas, iniciadas na metade das laterais da obra e que convergem para um único ponto, como ponto de fuga.
Se for traçada uma linha dividindo a obra na horizontal na altura do meio, pode observar que o maior número de elementos encontra-se na metade inferior da obra, sendo equilibrados pelo movimento das linhas curvas externas às duas linhas inclinadas e também pela linha do horizonte ao fundo, que parece acalmar o olhar.
O tratamento dado à cor, pode-se observar que ela é um elemento que parece ser determinante para a expressão do artista.
Essa é uma pintura monocromática, que resulta numa obra expressiva, carregada de sentimentos, na qual o artista faz uso das tonalidades de marrons e ocres, a pintura foi a técnica escolhida pelo artista como forma de expressão.
A temática para Lasar Segall é a da dor, da solidão, do sofrimento, da esperança, da desesperança.
Nesse sentido, a dimensão da obra é um elemento do qual o artista faz uso como meio de expressão para, supostamente, atingir os seus propósitos junto ao espectador.
Considerando a proporção de suas telas, esta dimensão pode ser analisada em duas perspectivas: a dimensão social da existência humana e o impacto que a obra pode causar na relação obra – espectador – artista.
Escolha o seu tema, no planejamento do seu desenho use as linhas analisadas da obra de Segall, ao colorir use a monocromia, ou seja, use uma única cor e seus vários matizes.
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Uma resposta
Gosto muito de arte, principalmente essas que retratam a vida de um povo e um época, a história dos imigrantes é fascinante pelo menos para mim.