São dois fantásticos pátios com luz natural (o teto é de vidro), cheios de esculturas. Projeto do arquiteto Lefuel, este pátio foi construído durante a conclusão do Museu do Louvre sob o segundo Império (1852-1870).
O pátio fazia parte da lateral do palácio de Napoleão III.
Em 1871 o Ministério das Finanças, que perdeu as suas instalação da rua Monte Thabor, durante os incêndios do município instala-se no pátio Puget.
Então recebe uma cobertura apoiado por colunas de ferro e atribuído aos balcões da Caixa Central do Tesouro Publico.
Em 1993, o pátio foi coberto de uma nova cobertura, projetado pelo engenheiro Peter Rice para receber as esculturas francesas ao ar livre do século XVII ao século XIX.
Destaque para os Cavalos de Marly e a estátua dos Quatro Escravos (que representam a Espanha, o Império Romano, Holanda e Brandenburgo).
A escultura no andar inferior adornava um monumento a Luís XIV na Praça des Victoires, em Paris.
A exibição apresenta estátuas ao ar livre dos parques reais (Versalhes, Tuileries), casas imponentes e a quadra interna de uma mansão em Paris.
Destacam-se as obras dinâmicas em larga escala de Pierre Puget em mármore.
Os trabalhos de nível superior, como Orlando Furioso, de Duseigneur, e Lion Crushing a Serpent (Leão esmagando uma serpente), de Barye , mostram como o lirismo e a paixão do movimento romântico também encontraram expressão na escultura monumental.
Pátios Puget e Marly – Sala 20 do setor marrom (Esculturas)