Artista Ximena Garrido-Leca no Pavilhão da Bienal

História das Artes > Sala dos Professores > Artista Ximena Garrido-Leca no Pavilhão da Bienal
Artista Ximena Garrido-Leca no Pavilhão da Bienal

A 34º edição da Bienal de São Paulo inicia a sua programação com a mostra individual da artista peruana Ximena Garrido-Lecca.

A artista inaugura a série com 9 obras, entre instalações, fotografias e vídeos, que estarão expostas no 3º pavimento.

Essa é a primeira exposição individual no Brasil da artista, que trabalha entre Lima e Cidade do México e pesquisa a história do Peru e os impactos dos processos coloniais e suas consequências contemporâneas.

Em seu trabalho, ela utiliza técnicas ancestrais de cerâmica e a tecelagem, além de materiais como cobre, barris de petróleo, óleo, madeira, arame, pregos e plantas.

Uma de suas obras mais emblemáticas, Insurgencias botánicas: Phaseolus Lunatus [Insurgências botânicas: Phaseolus Lunatus], de 2017, é uma instalação com estrutura hidropônica em que são plantadas mudas de favas da espécie Phaseolus lunatus.

Obra da artista Ximena Garrido-Lecca

Como as plantas irão crescer ao longo do ano, o público terá a oportunidade de acompanhar diferentes momentos da transformação da instalação.

Diferentemente de outras, essa edição, a “Faz escuro mas eu canto”, tem um formato fragmentado, com ainda outras duas exposições ao decorrer do ano: a da paulistana Clara Ianni, em abril, e da americana Deana Lawson, em julho, até a mostra principal, em setembro.

Além disso, contará com eventos paralelos em outros espaços culturais na capital.

“A ideia não é dividir, mas ampliar ao longo do ano, e no espaço da cidade”, disse o curador responsável Jacopo Visconti.

Pavilhão da Bienal. Avenida Pedro Alvarez Cabral, s/nº portão 3.Parque do Ibirapuera – São Paulo. Horário:de quarta a domingo das 10h às 18h. Grátis. Até 15 de março

Fique atento aos horários, eles podem ser modificados. Consulte o site oficial da instituição.

PESSOAS QUE LERAM ISSO, TAMBÉM GOSTARAM....

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: