Nuptias – Galeria Vermelho – São Paulo

História das Artes > Sala dos Professores > Nuptias – Galeria Vermelho – São Paulo
Nuptias – Galeria Vermelho – São Paulo

Rosângela Rennó comemora em Nuptias sua sétima exposição individual na Vermelho – o 25º aniversário do projeto Arquivo Universal e o 20º aniversário da série Cerimônia do Adeus com comentários sobre alianças, valoração e gênero, a partir de quatro novas séries de trabalhos e da exibição do conjunto completo da primeira impressão digital do Cerimônia do Adeus, 1997-2003.

A série que dá nome à exposição, Nuptias, 2017, reúne 86 fotopinturas feitas por Rennó a partir de fotografias de casamento.

As alterações da artista são feitas com tinta, objetos, recortes e recomposições, incluindo intervenções diretamente sobre fotopinturas originais da região do Cariri, nordeste do Brasil.

Além de fazer referência à pluralidade de uniões afetivas independentemente de credo, raça, orientação sexual ou qualquer outra convenção, a artista revisita vários ícones da cultura da visualidade, tanto do ocidente quanto do oriente.

As fotopinturas e seus próprios títulos fazem referência ao cerimonial (arroz, glacê), à cultura pop (Batman & Robin, La Lucha), à política recente (Bela, recatada e do lar, Femen), à religião (Burkas, La cieguita) e às disparidades sociais (Chacina).

Uma lista de cem palavras é o que pode ser visto e lido na instalação que Rosângela Rennó propõe para a fachada da galeria.

Sob fundo prateado, estão enumeradas as cem bodas e seus respectivos materiais, num exercício catalográfico que representa a linha temporal que vai do primeiro ano ao centenário.

Estão destacados na lista da fachada os aniversários de 1 ano, de 20 anos e de 25 anos, apontando para as celebrações que orientam a exposição dentro da galeria.

O de 20 anos (porcelana) celebra o trabalho Cerimônia do Adeus, o de 25 anos (prata), celebra o Arquivo Universal.
Ao término da exposição, Rennó celebrará um ano (papel) desde o início da elaboração da série Nuptias.

Na entrada da galeria expõe sua própria coleção de casais de topo de bolo, em uma plataforma de caixas de papel empilhadas em formato de bolo.

Galeria Vermelho
Rua Minas Gerais, 350 – Higienópolis – São Paulo – SP
tel. 3138 1520
Horário de ter. a sex. das 10h às 19h – sáb das 11h às 17h
Até dia 13 de janeiro de 2018 – Grátis

Fique atento, os horários podem sofrer alterações. Consulte sempre o site oficial da galeria.

PESSOAS QUE LERAM ISSO, TAMBÉM GOSTARAM....

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *