Galeria Nacional de Arte Moderna e Contemporânea de Roma – Itália

História das Artes > Museus > Galeria Nacional de Arte Moderna e Contemporânea de Roma – Itália
Galeria Nacional de Arte Moderna e Contemporânea de Roma – Itália
   

A Galeria nasceu em 1883 para representar a arte do novo estado unitário.

A primeira sede da Galeria foi no Palácio das Exposições que fica no centro de Roma, na via Nazionale.

Pouco tempo depois, o espaço ficou disputado entre a coleção da galeria que não parava de crescer e as exposições temporárias que o Palácio recebia.

Dessa forma, por causa da Exposição Internacional de 1911 a galeria mudou para o prédio onde está até hoje, que foi projetado pelo engenheiro Cesare Bazzani.

Foi concluída entre 1911 e 1915.

A fachada apresenta frisos arquitetônicos pelos escultores Ermenegildo Luppi, Adolfo Laurenti e Giovanni Prini, com quatro figuras de Fame que guardam grinaldas de bronze, esculpidas por Adolfo Pantaresi e Albino Candoni.

O museu foi ampliado por Bazzani em 1934 e novamente em 2000 pelos arquitetos Diener & Diener.

Seu acervo inclui obras-primas de Giacomo Balla, Giorgio de Chirico, Alexander Calder, Paul Cézanne, Marcel Duchamp, Alberto Giacometti, Georges Braque, Edgar Degas, Wassily Kandinsky, Piet Mondrian, Claude Monet, Jackson Pollock, Auguste Rodin, Vincent van Gogh e Yves Klein, entre outros mestres.

Ao longo dos anos a Galeria fechou e abriu várias vezes por diversos motivos como a ampliação do espaço expositivo, guerra e diversas reformas de atualização do estilo do prédio.

O local está dividido em 55 salas de exposição, nas quais é possível ver 1100 obras, mas todo o restante do acervo fica nos depósitos do museu, que também são abertos ao público.

Sala dedicada a artistas latino americanos na Galeria Nacional de Arte Moderna e Contemporânea de Roma

No andar térreo da galeria estão trabalhos pertencentes ao século XIX, entre os quais estão obras de Paul Cézanne, Antonio Canova, Claude Monet e Vincent Van Gogh.

A Cabana de Jourdan – Paul Cézanne – obra do acervo da Galeria Nacional Arte Moderna e Contemporânea  de Roma

No andar superior estão as obras do século XX, entre as quais se encontram as de diferentes artistas futuristas, cubistas, dadaístas e criadores de arte abstrata.

Detalhe do Manifesto de Mimmo Rotella – Arte Contemporânea na Galeria de Arte Moderna e Contemporânea  de Roma

Diferente dos outros museus de arte moderna, o GNAM oferece uma enorme variedade artística e uma grande quantidade de obras de artistas conhecidos expostas de uma maneira agradável de visitar.

Sala das Esculturas no andar térreo da Galeria Nacional de Arte Moderna e Contemporânea de Roma

Como quase todos os museus, a Galeria Nacional de Arte Moderna e Contemporânea tem projetos de ação educativa para todas as idades.

Depois da guerra, essas ações educativas foram incentivadas por nada menos que Palma Bucarelli e Giulio Carlo Argan que pensaram no museu como espaço de pesquisa e experimentação.

Sala dedicada as obras do Século XIX na Galeria Nacional de Arte Moderna e Contemporânea de Roma.

A Galeria hoje atende o público diverso: adultos, famílias, escolas e universidades. As atividades variam entre visitas guiadas, atividades mais lúdicas para toda a família, módulos de discussões mais teóricas, atividades didáticas com escolas relacionadas ao trabalho em um museu, além da parceria direta com a Universidade.

Setor de Exposição e Estudos da Galeria Nacional de Arte Moderna e Contemporânea de Roma

Um aspecto interessante é que o museu tem o objetivo de fazer da sua arte acessível para todos, então também há vários projetos especiais como “A memória do belo” para pessoas com mal de Alzeimer, “Tocar para ver” para deficientes visuais, e “Museal-mente” para pessoas com deficiência cognitiva.

Viale delle Belle Arti, 131. Roma. Itália. Horário: de terça à domingo das 8h30 às 19h30 (última entrada 45 minutos antes de fechar)

Fique atento! O horário pode ser modificado. Consulte sempre o site da instituição.

COMO CITAR:

Para citar esta página do História das Artes como fonte de sua pesquisa utilize o texto abaixo:

IMBROISI, Margaret; MARTINS, Simone. Galeria Nacional de Arte Moderna e Contemporânea de Roma – Itália. História das Artes, 2021. Disponível em: <https://www.historiadasartes.com/sala-dos-professores/galeria-nacional-de-arte-moderna-e-contemporanea-de-roma-italia/>. Acesso em 26 Jul 2021.

PESSOAS QUE LERAM ISSO, TAMBÉM GOSTARAM....

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: