Gego: A Linha Emancipada | MASP | SP

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Gego: A Linha Emancipada | MASP | SP

A exposição vai encerrar o ciclo das “histórias das mulheres, histórias feministas”, que foi a base do MASP em 2019. A artista Gego (Gertrud Goldschmidt, Hamburgo, Alemanha, 1912–Caracas, Venezuela, 1994) estudou arquitetura e engenharia em Stuttgart; enfrentando o crescente antissemitismo no seu país de origem, ela migrou para a Venezuela em 1939, onde trabalhou como arquiteta.

Não foi até ao início dos anos 50 que ela começou a sua carreira como artista, trabalhando primeiro em aquarelas, monotipias e xilogravuras, antes de passar para estruturas metálicas tridimensionais.

Trabalhando ao lado de um grupo de colegas que incluía Carlos Cruz Diez, Alejandro Otero e Jesús Soto, Gego tornou-se uma artista proeminente em abstração geométrica e arte cinética, movimentos alinhados com as vanguardas europeias do pré-guerra, que floresceram na Venezuela e América Latina, entre o final das décadas de 1940 e 1960.

Ao longo da sua vida, ela preocupou-se em investigar três formas de sistemas: linhas paralelas, nós lineares e o efeito de paralaxe—pelo qual a forma de um objeto estático muda devido ao movimento da posição de observação do espectador.

Ela explorou a relação entre linha, espaço e volume numa variedade de radicais esculturas sistemáticas em arame.

Além disso, suas formas orgânicas, estruturas lineares e abstrações modulares abordavam metodicamente noções de transparência, energia, tensão, relação espacial e movimento óptico.

Esta exposição oferece um panorama cronológico e temático da obra da artista, do início dos anos 1950 ao início dos anos 1990, e inclui aproximadamente 150 trabalhos, que vão da escultura, aos desenhos, gravuras e têxteis.

A exposição mostra a evolução da abordagem distintiva de Gego à abstração e destaca sua prática de desenho e gravura em diálogo com suas extraordinárias séries tridimensionais, incluindo esculturas vibracionais e cinéticas das décadas de 1950 e 1960: Chorros (1970–71), Reticuláreas cuadradas (1970–73), Columnas (1971), Columnas (Reticuláreas cuadradas) (1972), Troncos (1974–77), Dibujos sin papel (1976-88), Esferas (1976–77), e Bichitos/Bichos (1987–91).

Obra da artista Gego, exposição “A Linha Emancipada”

A exposição evidencia as significativas contribuições formais e conceituais de Gego na arte moderna e contemporânea, destacando as suas interseções com os principais movimentos transnacionais de arte, incluindo abstração geométrica e a Arte Cinética das décadas de 1950–60, e o Minimalismo e o Pós-minimalismo das décadas de 1960–70.

Além disso, a exposição faz referência à história sociocultural da América Latina e avança na compreensão e valorização do trabalho de Gego dentro de um contexto mais amplo do modernismo do século 20, como uma das principais figuras artísticas da segunda metade do século.

Gego: a linha emancipada é a primeira exposição retrospectiva dedicada à artista no Brasil e é co-organizada pelo MASP com o Museo Jumex, Cidade do México, Museu d’Art Contemporani de Barcelona e Tate Modern, Londres.

CURADORIA Pablo Léon de La Barra, curador-adjunto de arte latino-americana, MASP; Julieta González, diretora artística, Museo Jumex, Cidade do México, e Tanya Barson, curadora-chefe, Museu d’Art Contemporani de Barcelona (MACBA)

Masp. Avenida Paulista, 1578. Bela Vista. SP. Aberto de terças das 10h às 19h30 e de quarta a domingo das 10h às 17h30. Até 01/03/20.

Fique atento! Os horários podem ser alterados. Consulte o site oficial da instituição.

COMO CITAR?

Para citar o História das Artes como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:

IMBROISI, Margaret; MARTINS, Simone. Gego: A Linha Emancipada | MASP | SP. História das Artes, 2020. Disponível em: <https://www.historiadasartes.com/sala-dos-professores/gegoa-masp-sp/>. Acesso em 22 Sep 2020.

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