Mauro Piva | Galeria Leme | SP

História das Artes > Sala dos Professores > Mauro Piva | Galeria Leme | SP
Mauro Piva | Galeria Leme | SP

Galeria Leme encerra o ano de 2018 com a terceira exposição individual do artista Mauro Piva.

A mostra reúne sua produção mais recente, um conjunto de seis pinturas e oito esculturas, além de uma grande instalação site specific – esse termo dá nome a obra criada de acordo com o ambiente e com um espaço determinado, em que os elementos esculturais dialogam com o espaço para o qual a obra é elaborada. 

O projeto partiu de uma inspiração de Mauro Piva ao se deparar com as marcas de tinta (pingos e escorridos) deixadas sobre a pia, uma superfície de louça branca e lisa, de seu atelier.

Esses respingos espontâneos, descartes próprios do processo de limpeza dos pincéis e godês, deixam rastros de diferentes formas e cores, que foram depois utilizados pelo artista para compor um novo estudo sobre as possibilidades de representação de si mesmo e do seu cotidiano de trabalho.

Em toda a sua pesquisa, Piva estuda os conceitos relacionados a identidade/ não identidade, além de explorar as possibilidades do desenho, priorizando o trabalho manual da pintura, inclusive em suas esculturas.

Para essa exposição, o artista continua trabalhando o potencial da visualidade das cores e as possibilidades do tridimensional e do auto-retrato, expondo a intimidade dos seus processos de criação no atelier, através da reprodução em pinturas e esculturas que estabelecem novas relações entre o real e o simulacro, figuração e abstração.

Em óleo sobre tela, ao mesmo tempo em que esses registros aleatórios revelam de forma minuciosa a riqueza de detalhes, mostrando a potencialidade de texturas e gradações de cores das gotas de tinta, eles também simulam a abstração, deixando à mercê da interpretação de cada um se são ou não trabalhos figurativos.

Fica também a critério do espectador identificar a natureza das esculturas, entalhamentos em madeira, pintadas posteriormente com tinta acrílica e óleo, que mais se fazem passar por telas (ou chassis), do que propriamente esculturas.

Além disso, uma instalação completa o projeto, funcionando como uma grande escultura/pintura que extrapola os limites da tela, ocupando toda a extensão da parede, frente e verso.

Galeria Leme. Avenida Valdemar Ferreira, 130 – Butantã – São Paulo – SP. Aberta de terça a sexta, das 10h às 19h, sábados, das 10h às 17h. Entrada gratuita. Até 12/01/19.

Fique atento! O horário pode ser modificado. Consulte o site oficial da instituição.

PESSOAS QUE LERAM ISSO, TAMBÉM GOSTARAM....

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *