Mulheres no Jardim, Claude Monet

História das Artes > Olho-vivo > Análise Estética > Obras Analisadas > Mulheres no Jardim, Claude Monet
Mulheres no Jardim, Claude Monet

Embora este quadro seja mais acadêmico na sua abordagem do que suas obras posteriores, Monet o impregnou de uma luminosidade e leveza bem diferente das pinturas formais  acastanhadas ao estilo feito na época – estilo que prevalecia, sem dúvida alguma, entre a comissão que julgava os quadros nos Salões de Paris.

Apesar do tamanho, Monet insistiu em pintá-lo totalmente ao ar livre e sempre com a luz do sol, trabalhando no jardim de uma casa que ele alugara em Ville d’Avray, nos subúrbios de Paris, em 1886.

O desafio é duplo: trabalhar ao ar livre, o que requer a escavação de uma trincheira no chão para descer a tela com uma polia para trabalhar a parte superior, mantendo o mesmo ponto de vista; e o de atacar o grande formato geralmente reservado para composições históricas.

A ambição do jovem Monet está, no entanto, em outro lugar: como conseguir integrar personagens numa paisagem, com a impressão de que o ar e a luz circulam?

O pintor encontra uma resposta pintando as sombras e as luzes coloridas, os buracos do sol filtrando através da folhagem, os reflexos claros em halos na luz fraca.

Os rostos, imprecisos, não podem ser comparados a retratos. Camille, a companheira do pintor, posou para as três figuras à esquerda. Monet suavemente dá a brancura dos vestidos: coloca-os firmemente na estrutura da composição – que diminui os verdes e os marrons -, dados pela árvore central e pelo caminho.

Concluída no ateliê, a pintura foi recusada pelo júri do Salão de 1867 que, para além da ausência de sujeito ou narração, deplora o aparente toque que julga como sinal de descontração e incompletude. Um dos membros disse: “Muitos jovens só pensam em continuar nessa direção abominável, é hora de protegê-los e salvar a arte!”

Mulheres no Jardim, 1866, óleo sobre tela, 255 x 205 cm, Claude Monet, Museu d’Orsay, Paris.

Agora que você sabe mais detalhes sobre essa obra de Claude Monet, experimente fazer uma releitura dela ou criar uma composição ao ar livre que contenha natureza e pessoas, utilizando o material colorido que você mais gostar.

quadroFotografe seu trabalho e compartilhe sua experiência conosco, nas nossas redes sociais, usando a #historiadasartestalento

PESSOAS QUE LERAM ISSO, TAMBÉM GOSTARAM....

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *