Natureza-Morta, Luis Meléndez

História das Artes > Olho-vivo > Análise Estética > Obras Analisadas > Natureza-Morta, Luis Meléndez
Natureza-Morta, Luis Meléndez
   

Nascido em Nápoles em 1716, de família espanhola, Meléndez é um dos expoentes máximos da arte da natureza- morta, no topo absoluto deste gênero pictórico no século 18.

Formado na herança da tradição napolitana dos Recco, das naturezas-mortas espanholas e dos modelos cintilante e sutis de Sánches Cotán, Zurbarán e Velázquez, destes retirou o severo tom moral e o gosto quase místico pelas coisas cotidianas, analisadas e medidas em equilibradíssimas composições.

Aprendeu, assim, a refletir sobre as relações compositivas entre os objetos, sobre a possibilidade de criar efeitos sugestivos na penumbra das mesas de cozinha, jogando com os clarões das vasilhas e com a matérias de terracotas, carnes ou frutos.

O Museu do Prado conserva um grande número de natureza-mortas do artista, que lhe foram encomendadas para decorar uma sala do Palácio Real de Aranjuez e que representam os  produtos da terra espanhola.

No Século das Luzes (e, portanto da luz e da Óptica moderna), o espetacular virtuosismo técnico de Meléndez incute-nos a presença, a consistência, o volume, e quase o sabor, da superfície tátil de cada elemento: da aromática e rígida crosta de pão à cortiça esburacada e irregular e ao toque de alvaiade das braçadeiras metálicas que fecham os aros.

Natureza-morta, 1770, óleo sobre tela, 49 x 37 cm, Luis Meléndez, Museu do Prado, Madri.

Agora que você sabe mais detalhes sobre esse quadro de Luis Meléndez, experimente fazer uma releitura dele ou criar uma natureza-morta com o máximo de detalhes e realismo.

Fotografe seu trabalho e compartilhe sua experiência conosco, nas redes sociais, usando a #historiadasartestalento

COMO CITAR:

Para citar esta página do História das Artes como fonte de sua pesquisa utilize o texto abaixo:

IMBROISI, Margaret; MARTINS, Simone. Natureza-Morta, Luis Meléndez. História das Artes, 2021. Disponível em: <https://www.historiadasartes.com/sala-dos-professores/natureza-morta-luis-melendez/>. Acesso em 20 Oct 2021.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:
Available for Amazon Prime