O Berço, Berthe Morisot

O Berço, Berthe Morisot

Essa é uma das pinturas mais famosas de Berthe Morisot. É a primeira imagem da maternidade – mais tarde um de seus temas favoritos – a aparecer nos seus trabalhos.

A artista Berthe Morisot, uma das poucas mulheres reconhecidas na época, retratou sua irmã Edma com sua sobrinha, Blanche.

Veja como a mãe dirige seu olhar afetuoso para o bebê. Uma linha pode ser traçada do rosto da mãe, seguindo pelo braço apoiado, se unindo ao braço dobrado e ao rosto da criança. Esta diagonal que une a mãe e filha é reforçada por outra linha diagonal, formada pela cortina atrás da mãe.

O gesto de Edma, desenhando a cortina do dossel do berço entre o espectador e o bebê, reforça ainda mais a sensação de intimidade e amor protetor expressos na pintura.

Sentimentos de ternura e doçura podem ser percebidos na delicadeza dos gestos e na harmonia das cores. Segundos alguns críticos, a pintora usava a cor branca com maestria. Repare na luminosidade desta cor e na transparência do véu. Morisot opta pelo grande contraste claro e escuro da paleta reduzida de cores, e que os azuis e rosas são distribuídos delicadamente por toda a composição, sendo esses tons ligados à maternidade.

O rosto do bebê não tem traços definidos, pois é observado através do filó do dossel. A ênfase está na expressão afetuosa de Edma.

Berthe era sobrinha do artista rococó francês Jean Honoré Fragonard. Foi modelo de Manet e se casou com o irmão do artista.

Berthe Morisot mostrou essa pintura na exposição impressionista de 1874 – a primeira mulher a expor com o grupo. A pintura foi pouco notada, embora importantes críticos comentassem sobre sua graça e elegância. Depois de tentativas frustradas de vendê-la, Berthe Morisot retirou-a da exposição e a obra permaneceu na família da modelo até ser comprada pelo Louvre em 1930.

O Berço, 1872, óleo sobre tela, 56 x 46 cm, Berthe Morisot, Museu d’Orsay, Paris.

Agora que você sabe mais detalhes sobre esse quadro de Berthe Morisot, experimente fazer uma releitura dele ou criar uma cena sobre a maternidade, usando o material colorido que você mais gostar.

quadroFotografe seu trabalho e compartilhe sua experiência conosco, nas nossas redes sociais, usando a #historiadasartestalento

PESSOAS QUE LERAM ISSO, TAMBÉM GOSTARAM....

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *