Salão de Dança em Arles, Van Gogh

História das Artes > Olho-vivo > Análise Estética > Obras Analisadas > Salão de Dança em Arles, Van Gogh
Salão de Dança em Arles, Van Gogh

As contornos pretos dão peso à composição para o ambiente apertado. A pintura é quase sufocante, não há respiro para os nossos olhos, pois a multidão toma grande parte do quadro.

Repare também nas curvas dos penteados das mulheres de costas para nós. Van Gogh representa nesta obra, uma noite na Folies-Arlésiennes, um salão de dança na Boulevard des Lices em Paris.

O pintor distribui os amarelos, assim como os azuis vibrantes que encontramos nas fitas das cabeças, em todos os planos da obra.

A única figura que nos olha é Madame Roulin, esposa do carteiro que morava na mesma rua de Van Gogh. Ela está à direita, note como ela parece exprimir sua sensação de sufocamento.

A referência à arte japonesa também é evidente nesta obra, com a elevação incomum do horizonte e no estranho e decorativo primeiro plano, onde dominam as curvas e contra-curvas dos cabelos.

No quadro Arlésiennes de Gauguin, duas personagens femininas também expressam ansiedade e angústia.

Para escapar dessa ansiedade latente, Van Gogh e Paul Gauguin foram a Montpellier nos dias 16 ou 17 de dezembro para visitar o Musée Fabre. Os argumentos que se seguiram destacaram suas divergências estéticas mais do que nunca. Como resultado deste dia, a separação deles se tornou inevitável, e Gauguin se preparou para partir de Arles.

Salão de Dança em Arles, 1888, óleo sobre tela, 65 x 81 cm, Vincent Van Gogh, Museu D’Orsay, Paris.

Agora que você sabe mais detalhes sobre esse quadro de Van Gogh, experimente fazer uma releitura dele ou crie uma composição que esteja repleta de pessoas, usando o material colorido que você mais gostar.

quadroFotografe seu trabalho e compartilhe sua experiência conosco, nas redes sociais, usando a #historiadasartestalento

PESSOAS QUE LERAM ISSO, TAMBÉM GOSTARAM....

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *