A Pinacoteca de São Paulo recebe três novas mostras no segundo andar do prédio da Luz.
Um conjunto de pinturas de Dora Longo Bahia, na mostra “Os desastres da guerra”, uma série de fotografias de Caio Reisewitz em “Altamira” e videoinstalações do artista belga David Claerbout, na mostra “KING e The pure necessity”.
As obras de Longo Bahia e Reisewitz foram incorporadas recentemente ao acervo do museu e ainda não haviam sido exibidas.
Com as novas aquisições, a coleção de arte contemporânea da Pina cresce e potencializa o seu diálogo com o acervo histórico do museu.
Claerbout foi convidado a apresentar seus trabalhos e assim intervir no acervo histórico da instituição.
– Em ‘Os desastres da guerra’, Dora Longo Bahia, artista que trabalha a partir da apropriação de fotografias de guerra, faz uma releitura da obra homônima de Francisco Goya, realizada no século XIX.
O conjunto de 81 pinturas em tinta acrílica sobre pergaminho reproduz imagens de conflitos ocorridos principalmente no século XX, como a I e II Guerras Mundiais, a Guerra Civil espanhola, a Guerra do Vietnã, do Afeganistão, entre outras.
A obra foi incorporada ao acervo da Pinacoteca por meio de doação do Programa de Patronos da Arte Contemporânea e será montada na sala D.
– Oito fotografias de Caio Reisewitz, recentemente adquiridas pela Pinacoteca por meio de doação feita durante a SP-Arte 2016, serão expostas na sala A.
Trata-se de uma série intitulada Altamira, em que o artista documenta a região da floresta de Belo Monte, delimitada pelo rio Xingú, que desaparecerá ao término da construção da terceira maior hidrelétrica do mundo na região.
As fotografias mostram uma natureza intocada, onde a presença humana parece não existir, expondo o paradoxo de que em breve a floresta não estará mais lá.
O trabalho de Reisewitz será mostrado ao lado da sala de pinturas de paisagem da mostra de longa duração da Pina, permitindo a reflexão sobre a representação da natureza no século XIX e na contemporaneidade.
– Nas salas B e C serão exibidas duas videoinstalações do artista belga David Claerbout (Kortrijk, 1969) sob curadoria de Mariano Klautau. Embora pouco conhecido no Brasil, o artista tem exibido seus vídeos, filmes e fotografias em galerias e museus na Europa, EUA e Ásia, revelando um modo próprio de provocar a imaginação do espectador.
O trabalho de Claerbout se baseia na manipulação digital de imagens fotográficas, permitindo o surgimento de movimentos muito sutis.
Projetadas em grandes dimensões, as obras promovem sensação de imersão do observador, colocando-o numa interface entre fotografia, cinema e pintura.
KING é construído tendo como referência uma antiga fotografia do jovem Elvis Presley e Pure Necessityé uma intervenção no desenho animado original The Jungle Book, conhecido no Brasil por Mogli, o Menino Lobo.
Segundo Klautau, entre a fotografia e o desenho, por meio de processos digitais e estéticas do cinema e do vídeo, a Pinacoteca irá oferecer de modo inédito ao público um bom exemplo de sua poética.
Anteriormente, Claerbout havia exibido dois trabalhos na Bienal de São Paulo em 2010, “The Algier’s Sections of a happy moment” (2008) e “Sunrise” (2009).
Pinacoteca do Estado de São Paulo
Praça da Luz. 2 11 3324-1000
De quarta a segunda-feira, das 10h às 17h30
As três exposições permanecem em cartaz até 5 de março de 2018
Fique atento, os horários podem sofrer alterações. consulte sempre o site oficial da instituição.