Sorolla se encontra no Real Sítio da Granja de São Idelfonso em Segóvia, no verão de 1907. Sua estada lá está determinada pelas encomendas reais e, também, pela doença de sua filha Maria, mudando assim o lugar de residência de toda a família do Pardo, onde se haviam fixado naquele inverno, a La Granja.O formato comprido da tela faz com que a figura pareça mais esbelta, dominando assim a composição.
O rei vai vestido com seu uniforme de húsares que se destaca por sua riqueza de adornos e de cores. Através da rica e exuberante vegetação do jardim, se filtram alguns raios solares entre os pequenos buracos das árvores, iluminando irregularmente a composição.
Destaca-se este magistral tratamento da luz e sua perfeita combinação com tonalidades e ocres, terras e verdes, junto com a vigorosa gama cromática empregada no uniforme do rei. Embora o pintor o tenha representado com absoluta precisão, para o resto da composição efetuará uma pincelada ampla, nervosa e muito empastada.
Agora que você sabe mais detalhes sobre essa obra de Joaquín Sorolla, experimente desenvolver sua releitura sobre o tema ou crie um retrato de alguém vestindo seu uniforme, usando o material colorido que você mais gostar.
Fotografe seu trabalho e compartilhe sua experiência nas nossas redes sociais com a #historiadasartestalento