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François Girardon

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François Girardon nasceu em Troyes, França, em 1628. Foi escultor francês do período Barroco.

Filho de uma fundidora de bronze, estuda com François Anguier. Quando menino, ele tinha como mestre um marceneiro e escultor de madeira de sua cidade natal, chamado Baudesson, com quem ele disse ter trabalhado no castelo de Liebault, onde atraiu a atenção do chanceler Séguier.

Pela influência do chanceler, Girardon foi primeiro removido para Paris e colocado no estúdio de François Anguier , e depois enviado para Roma .

Protegido de Pierre Séguier viaja para Roma em sua juventude, onde estudou em profundidade a arte da Antiguidade, um fato que marcou decisivamente sua produção posterior, o mais próximo do classicismo do período barroco francês.

Ao voltar para a França em 1652, ele trabalhou principalmente para Louis XIV.

Encomendado pelo soberano fez inúmeras obras para os jardins de Versalhes, sob a direção de Le Brun.

Depois da morte deste em 1690, exerce grande influência na escultura francesa de sua posição de professor da Academia de Pintura e Escultura.

Seus primeiros trabalhos são conservadores e oficiais, sem ousadia ou quase originalidade.

Na década de 1670 ele se desdobra novas formas, levando a um estilo inconfundível que se manifesta em obras como Apollo atendidos pela ninfas (1666), feito para a gruta de Thetis em Versalhes.

Também para Versalhes ele fez O Banho das Ninfas (1668-1670), um bom exemplo de sua arte decorativa e voluptuosa.

O grupo O Rapto de Perséfone clara influência de Bernini e pode estar relacionado ao estupro da Sabina, de Juan de Bolonha.

Entre 1675 e 1677 esculpe o Monumento a Richelieu da igreja da Sorbonne em Paris, o primeiro exemplo de um túmulo de altar isento, em que a figura reclinada do cardeal é apoiada pela religião e tem ciência a seus pés.

Executa outros túmulos, como a Princesa Conti ou ministro Louvois e bustos, como Boileau que, embora poderosa, mostra uma certa indolência, uma tendência generalizada na arte da época de Luís XIV.

Em 1699, ele completou a estátua equestre de bronze de Luís XIV , erguida pela cidade de Paris na Place Louis le Grand (atual Place Vendôme ).

Esta estátua foi derretida durante a Revolução Francesa e agora é conhecida apenas por um pequeno modelo de bronze no Museu do Louvre terminado pelo próprio Girardon.

Em seu trabalho, ele segue os passos de Bernini e nela se percebe a influência da antiga escola de Fontainebleau.

Ele é o primeiro a lançar as bases da escultura classicista.

O surgimento de novas correntes artísticas faz com que a partir de 1690 fique longe de ordens oficiais.

Existem outros bronzes equestres semelhantes a este no Museu Hermitage de São Petersburgo, o Museu Fogg da Universidade de Harvard e o Palácio Real de Madrid, entre outros

Embora ocupado principalmente em Paris, Girardon nunca esqueceu sua terra natal, Troyes, cujo museu contém algumas de suas melhores obras, incluindo os bustos de mármore de Luís XIV e Maria Teresa .

No hotel de ville ainda é mostrado um medalhão de Luís XIV, e na igreja de St Remy um crucifixo de bronze de alguma importância – ambos funcionam por sua mão.

Ele morreu em Paris em 1715.

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