Laocoonte preveniu a população de Troia para que não aceitasse o cavalo de madeira dos gregos e por isso foi morto, junto com seus dois filhos, por duas serpentes enormes enviadas por Apolo, que estava do lado dos gregos.
As figuras à direita do quadro são Apolo e Diana. Os traços de uma terceira figura surgiram na tela depois de uma limpeza e indicam que provavelmente El Greco modificou sua composição.
Esta é a única cena mitológica que pintou e a escolha do tema talvez se deva à tradição de Toledo (ao fundo, em lugar de Troia) que teria sido fundada por dois descendentes troianos.
É possível que El Greco tenha visto, em Roma, a famosa escultura de Laocoonte, descoberta em 1506, e, embora o quadro tenha uma concepção diferente, conserva alguns traços dramáticos da tensão expressa no mármore.
Um trabalho contundente e original, no qual as figuras distorcidas e em tom de mármore, também iluminadas por uma luz irreal, expressam de modo pleno a fantasmagoria antecipada em outras obras.
Agora que você sabe mais detalhes sobre essa obra de El Greco, experimente fazer uma releitura dela ou criar uma composição inspirada na mitologia, usando o material que você mais gostar.
Fotografe seu trabalho e compartilhe sua experiência conosco, nas nossas redes sociais, usando a #historiadasartestalento