A Anunciação, Fra Angelico

A Anunciação, Fra Angelico

O arcanjo Gabriel diz à Virgem Maria que ela dará à luz o Filho de Deus. Tranquilidade, ordem e simplicidade são as características que se destacam nesta pintura.

Maria ajoelha-se e inclina a cabeça, acolhendo humildemente a mensagem de Gabriel.

O afresco está pintado na parede de uma cela no mosteiro de San Marco, onde Angelico era frade. Tornou-se monge dominicano em 1407.

À esquerda, São Pedro, o Mártir, reza observando a cena; foi incluindo no quadro para estimular o espectador a contemplar a Anunciação, tal como ele fez.

As formas potentes e simplificadas de Fra Angelico e o tratamento sensível que dá à luz e à cor indicam os desenvolvimentos recentes da arte florentina.

Pintor religioso celebrado em seu tempo, recebeu o apelido Angelico por suas harmoniosas pinturas visionárias sobre temas cristãos.

Trabalhou em projetos em toda a Itália e, ao morrer, estava pintando uma capela particular no Vaticano.

A Anunciação, c. 1441-3, afresco, 187 x 157 cm, Fra Angelico (Guido di Petro), Museo di San Marco, Florença.

pincelAgora que você sabe mais detalhes sobre esse quadro de Fra Angelico, experimente desenvolver sua releitura sobre o tema, inspire-se em uma cena bíblica ou mitológica com cenário em arquitetura, e use o material colorido que você mais gostar.

quadroFotografe seu trabalho e compartilhe sua experiência conosco, nas nossas redes sociais, usando a #historiadasartestalento

 

PESSOAS QUE LERAM ISSO, TAMBÉM GOSTARAM....

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *