A Escala do Amor, Jean-Antoine Watteau

História das Artes > Olho-vivo > Análise Estética > Obras Analisadas > A Escala do Amor, Jean-Antoine Watteau
A Escala do Amor, Jean-Antoine Watteau

Este título, assim como o de quase todos os quadros de Watteau, origina-se de gravuras publicadas após sua morte.Aqui , particularmente, a música tem destaque especial, como complemento de um idílio – segundo Shakespeare, ela é “o alimento do amor”. As figuras centrais aparecem em outros trabalhos do artista.

A pintura foi uma das gravadas por Le Bas, incluída na publicação da obra de Watteau que o amigo e patrono do artista Jean de Julienne publicou em 1736. Apareceu ali com o título de “La Gamme d’Amour”. Desenhos para a figura da garota estão no Museu Britânico.

O foco principal da composição reside na relação do guitarrista em seu traje teatral brilhantemente colorido e na garota sentada a seus pés.

O design realça esta relação, com a diagonal que separa as figuras cruzadas por outro que estende dos pés da menina ao alto da guitarra, da guitarra e do livro de música que sobrepõem-se no centro.

Um busto de mármore de um filósofo barbudo aparece acima do músico, virado para a direita onde figuras secundárias, empenhadas em suas próprias atividades, não prestam atenção aos dois principais atores.

Este quadro pertence a National Gallery de Londres e possui características  do Rococó.

A Escala do Amor, c.1715, óleo sobre tela, 50,8 cm x 59,7 cm, Jean-Antoine Watteau, National Gallery, Londres.

pincelAgora que você sabe mais detalhes sobre esse quadro de Watteau, experimente desenvolver sua releitura sobre o tema, para inspirar-se escute uma música de Mozart, e use o material colorido que você mais gostar.

quadroFotografe seu trabalho e compartilhe sua experiência conosco, nas nossas redes sociais, usando a #historiadasartestalento

PESSOAS QUE LERAM ISSO, TAMBÉM GOSTARAM....

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *