Retrato do Rei Dom Afonso XIII com Uniforme de Húsares, Sorolla

História das Artes > Olho-vivo > Análise Estética > Obras Analisadas > Retrato do Rei Dom Afonso XIII com Uniforme de Húsares, Sorolla
Retrato do Rei Dom Afonso XIII com Uniforme de Húsares, Sorolla
   

Sorolla se encontra no Real Sítio da Granja de São Idelfonso em Segóvia, no verão de 1907. Sua estada lá está determinada pelas encomendas reais e, também, pela doença de sua filha Maria, mudando assim o lugar de residência de toda a família do Pardo, onde se haviam fixado naquele inverno, a La Granja.O formato comprido da tela faz com que a figura pareça mais esbelta, dominando assim a composição.

O rei vai vestido com seu uniforme de húsares que se destaca por sua riqueza de adornos e de cores. Através da rica e exuberante vegetação do jardim, se filtram alguns raios solares entre os pequenos buracos das árvores, iluminando irregularmente a composição.

Destaca-se este magistral tratamento da luz e sua perfeita combinação com tonalidades e ocres, terras e verdes, junto com a vigorosa gama cromática empregada no uniforme do rei. Embora o pintor o tenha representado com absoluta precisão, para o resto da composição efetuará uma pincelada ampla, nervosa e muito empastada.

O Retrato do Rei Dom Afonso XIII com uniforme de Húsares, 1907, Joaquín Sorolla, Palácio Real de Madri.

pincelAgora que você sabe mais detalhes sobre essa obra de Joaquín Sorolla, experimente desenvolver sua releitura sobre o tema ou  crie um retrato de alguém vestindo seu uniforme, usando o material colorido que você mais gostar.

quadroFotografe seu trabalho e compartilhe sua experiência nas nossas redes sociais com a #historiadasartestalento

COMO CITAR:

Para citar esta página do História das Artes como fonte de sua pesquisa utilize o texto abaixo:

IMBROISI, Margaret; MARTINS, Simone. Retrato do Rei Dom Afonso XIII com Uniforme de Húsares, Sorolla. História das Artes, 2021. Disponível em: <http://www.historiadasartes.com/sala-dos-professores/dom-afonso-sorolla/>. Acesso em 17 Sep 2021.

PESSOAS QUE LERAM ISSO, TAMBÉM GOSTARAM....

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:
Available for Amazon Prime