O Doge Leonardo Loredan, Giovanni Bellini

História das Artes > Olho-vivo > Análise Estética > Obras Analisadas > O Doge Leonardo Loredan, Giovanni Bellini
O Doge Leonardo Loredan, Giovanni Bellini

Assinado, em latim, no “pequeno papel” pintado (cartellino) no parapeito “Joannes Bellinvs”, o quadro é um dos êxitos conquistados pelo artista neste gênero de pintura.

Leonardo Loredan, eleito doge de Veneza em 1501 e titular do cargo até 1521, foi retratado numa imagem oficial que, no entanto, não o apresenta de perfil, segundo a moda da época, ligada à tradição medalhística: o busto é visto praticamente de frente, com a cabeça ligeiramente virada para a direita e o olhar fixo num ponto, na direção da fonte luminosa.

Esta permite que se analise com minúcia a veste de brocado branco e ouro, o corno ducal da cerimônia revestido com o mesmo tecido, a densa fila de botões dourados, semelhantes a nozes, que fecha a veste sobre o peito, o rosto de traços distendidos e de sorriso melancólico.

O doge aparece animado pela serena impassibilidade e pelo orgulho que seu alto magistério exigia, imobilizado numa atmosfera atemporal, esculpido com claridade cristalina pela luz que o rodeia no espaço tridimensional para lá do parapeito.

Bellini gradua o tom de azul do fundo, mais intenso na parte superior do quadro e mais pálido na parte inferior, refletindo, assim, os variáveis matizes atmosféricos.

Esta obra pertence à National Gallery de Londres.

O Doge Leonardo Loredan, 1501-04, óleo sobre madeira de álamo, 61,6 x 45,1 cm, Giovanni Bellini, National Gallery, Londres.

pincelAgora que você sabe mais detalhes sobre esse quadro de Giovanni Bellini, experimente fazer uma releitura dele ou crie um retrato nessa mesma postura, usando o material colorido que você mais gostar.

quadroFotografe seu trabalho e compartilhe sua experiência conosco, nas nossas redes sociais, usando a #historiadasartestalento

PESSOAS QUE LERAM ISSO, TAMBÉM GOSTARAM....

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *