A partir de 1900, Sorolla se impõe como o retratista de moda da elegante sociedade madrilenha. Recebeu numerosas encomendas de quase toda a nobreza espanhola e uns anos mais tarde também cultivará este gênero fora do âmbito espanhol.O artista, por meio deste gênero, quer mostrar uma nova Espanha, moderna, progressista e renovadora e assim realizará os retratos daqueles artistas e intelectuais.
Aureliano de Beruete, advogado que se tornou pintor de paisagens, era um desses artistas que levava o conceito de renovação através de sua obra. Tanto ele como Rusiñol serão os representantes do impressionismo na Espanha. Na sua obra, a luz também foi o elemento capital, renovando assim a paisagem.
Trata-se de um retrato de interior em que a figura aparece recortada sobre um fundo escuro, destacando-se nele um cavalete que alude à profissão do personagem. Este, sentado em uma poltrona reflete através de seu rosto uma imagem séria e uma atitude repousada.
A silhueta do personagem quase se funde com a escuridão do fundo, dando como resultado uma visão realista e íntima, não isenta de certo ar de mistério.
A luz incide lateralmente e ilumina de maneira muito forte o rosto e em certa medida os punhos e as mãos.
Sua palheta apesar das tonalidades claras do rosto e da poltrona se reduz a cinzas e pretos, dando como resultado uma composição muito sóbria. Com isso, o que, realmente, Sorolla quer deixar patente é a personalidade e a psicologia do retratado.
Para fazer retratos Sorolla tinha que ter em conta o gosto do cliente e, também, adequar-se à tradição; isto é, se tratava de um gênero mais limitado em que o artista não pode se expressar com tanta liberdade como em outro tipo de obras mais luminosas e pessoal.
Inclusive havia uns estereótipos de representação dependendo de se se tratava de personagens masculinos ou femininos. Naquela época, em outros países, como a França não interessava nem valorizavam o gênero retratístico, considerando-o rigorosamente acadêmico, tendo um pouco mais em conta os realizados ao ar livre. A Inglaterra considerava em maior medida os retratos de interior.
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