Senecio, Paul Klee

Senecio, Paul Klee

Esta adaptação do rosto humano é dividida segundo ângulos retos. Quadrados geométricos planos contidos num círculo representando um rosto mascarado, mostrando a roupa multicolorida de um arlequim.

Um retrato do ator-artista Senecio pode ser visto como um símbolo das relações mutáveis entre arte, ilusão  o mundo da dramaturgia. A palavra Senecio vem do latim e significa homem velho.

Este quadro mostra os princípios da arte de Paul Klee, em que os elementos gráficos linha, planos de cor e espaço são movidos pela energia mental do artista.

Em seus rabiscos imaginativos, ele gostava, segundo suas próprias palavras, de “levar uma linha para passear”.

De 1921 a 1931, Klee foi um brilhante professor da escola Bauhaus, publicando vários escritos sobre sua teoria da arte.

Dois anos depois, os nazistas o exilaram da Alemanha, quando mais de cem obras suas foram retiradas das galerias alemãs por serem “degeneradas”.

Senecio, 1922, óleo sobre tela, montado em madeira, 40,5 x 38 cm, Paul Klee, Kunstmuseum, Basileia, Suíça.

pincelAgora que você sabe mais detalhes sobre esse quadro de Paul Klee, experimente desenvolver sua releitura sobre o tema ou inspire-se em um rosto, retratando-o com formas geométricas. Use o material colorido que você mais gostar.

quadroFotografe seu trabalho e compartilhe sua experiência conosco, nas nossas redes sociais, usando a #historiadasartestalento

PESSOAS QUE LERAM ISSO, TAMBÉM GOSTARAM....

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *