Johns escolheu representar a bandeira americana não porque fosse particularmente nacionalista, mas porque buscava pintar o tema mais banal possível e mais facilmente identificável.
O que melhor do que a “bandeira salpicada de estrelas”?
Ela não está gloriosamente desfraldada num mastro nem é carregada por um soldado vitorioso. Apenas aparece pregada numa parede.
Jaspers Johns não representou uma bandeira, mas apresentou-nos uma bandeira. No entanto, não tenta nos enganar fazendo-nos acreditar que seja real.
A encáustica, um material utilizado primordialmente pelos gregos, confere à pintura uma superfície espessa, como que em relevo.
Johns sobrepôs três bandeiras de tamanhos diferentes, reforçando a imagem, quase como um painel de iluminação, criando um estranho efeito óptico.
Ao lado do americano Robert Rauschenberg, Johns é considerado uma das influências mais importantes sobre a Pop Art americana.
Agora que você sabe mais detalhes sobre esse quadro de Jaspers Johns, experimente fazer uma releitura dele usando o material colorido que você mais gostar.
Fotografe seu trabalho e compartilhe sua experiência conosco, nas nossas redes sociais, usando a #historiadasartestalento