Pesquisar
Close this search box.

O Triunfo da Morte, Pieter Bruegel, o Velho

Croshom Kits de arte de flores silvestres com diamantes para adultos, pintura de diamante 5D para adultos, kits de arte de pedras preciosas para presente de decoração de casa (40,6 x 30,5 cm)

Desenhador, gravador e pintor, Bruegel, o Velho, foi inscrito, em 1551, na corporação de pintores de Antuérpia, mas sempre se sentiu essencialmente distante da clássica escola local e quase impermeável ao Renascimento Italiano, apesar da sua viagem à Península Itálica, entre 1552 e 1556.

A sua cultura como a de Bosch, aliás, assenta, em boa medida, nas tradições populares, nos provérbios, nos poliédricos aspectos cômicos ou trágicos da vida cotidiana.

O tema aqui ilustrado, procedente do Apocalipse e do Eclesiastes, mergulhava as suas raízes na cultura popular medieval, e poderia vincular-se, em termos políticos, ao estragos produzidos na Flandres pelos Espanhóis para reprimir o credo protestante.

Num território baldio, ressequido, fumegante por causa dos incêndios, semeado de inúmeros suplícios e devastações e povoado por exércitos de esqueletos, cavalga, ao centro, a figura da Morte, ceifando seres humanos de todas as idades e condições sociais.

A massa dos homens é empurrada para uma armadilha mortal, rodeada por outros esqueletos, que utilizam como escudos tampas de urnas.

Ninguém se salva da terrível representação macabra e das desesperadas implicações, nem sequer o rei, que, abaixo, à esquerda, com a coroa e o cetro, abandona nas mãos da Morte o seu tesouro; nem os amantes que, na extremidade inferior direita, cantam, sentindo, já atrás de si o sopro da Morte.

O Triunfo da Morte, c.1562, óleo sobre madeira, 117 x 162 cm, Pieter Bruegel, o Velho, Museu do Prado, Madri.

Agora que você sabe mais detalhes sobre essa obra de Pieter Bruegel, o Velho, experimente fazer uma releitura dela ou criar uma cena de surreal sobre a morte, usando o material colorido que mais gostar.

Fotografe seu trabalho e compartilhe sua experiência conosco, nas redes sociais, usando a #historiadasartestalento


COMO CITAR:


IMBROISI, Margaret; MARTINS, Simone. O Triunfo da Morte, Pieter Bruegel, o Velho. História das Artes, 2025. Disponível em: https://www.historiadasartes.com/o-triunfo-da-morte-pieter-bruegel-o-velho/. Acesso em 21/05/2025.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Respostas de 2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nosso Feed

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

plugins premium WordPress