Este afresco também tem sido chamado de O Triunfo da Eucaristia. Para representar este tema, Rafael Sanzio concebeu uma composição dividida em duas partes: a terrenal e a celestial. Na parte inferior se desenvolve uma assembléia cristã, na qual o altar, com a custódia no centro, é adorado por vários pontífices e fiéis da igreja militante, que, em pé, ou sentados, dialogam fervorosamente entre si.
Nos rostos destes personagens pode-se reconhecer a fisionomia de Bramante, Frei Angélico, Savanarola e Dante. Na parte superior, aparece a reunião celestial representada por um conjunto de assentos em forma semi-circular. Esta se compõe de apóstolos, profetas e santos, e é presidida por Cristo, que se encontra situado em um grande nimbo circular, acompanhado de Maria e São João Batista. Sobre eles, o Pai Eterno santifica e bendiz o Santo Sacramento. O Espírito Santo aparece como elo entre ambas as esferas rodeado de pequenos anjinhos que sustentam as Sagradas Escrituras.
A composição utilizada aqui por Rafael, à base de planos superpostos, corresponde ainda ao procedimento tradicional e recorda a estrita divisão do espaço aprendido de seu mestre Perugino.
Nos gestos e nos rostos de muitas das figuras se aprecia igualmente a influência de Leonardo da Vinci. Juntando estas características tomadas dos pintores admirados por ele, Rafael consegue uma criação inovadora e original. Ele compõe de maneira excelente e com um ritmo majestoso, uma cena em que os personagens se dispõem de maneira perfeitamente simétrica. Por meio dos azulejos quadrados que ocupam o primeiro plano do quadro, ele consegue um espaço de grande profundidade que se vê acentuado pelo conjunto de assentos do coro, de forma côncava e sobre o qual se sentam as figuras celestiais. Através de uma luz sobrenatural e quase uniforme, ele obtém uma transição entre a visão divina e a cena terrestre, logrando plasmar o recolhimento místico do momento milagroso que representa.
Este afresco se encontra situado em uma das paredes da Stanza della Segnatura, em frente ao afresco A Escola de Atenas, e faz parte do ciclo iconográfico elaborado sob a iniciativa do papa Júlio II.
Este programa simbólico estava destinado a celebrar a apoteose do pensamento filosófico e teológico do Renascimento, segundo o espírito do neoplatonismo. Devia-se exaltar três conceitos: da Verdade, da Beleza e do Bem.
A Verdade Revelada está representada por este afresco, que se bem é conhecido como a A Disputa do Sacramento, seu tema exato seria o O Triunfo da Eucaristia ou O Triunfo da Igreja. Esta confusão se deu a uma má interpretação que se fez da descrição que Vasari deu sobre esta obra, em seu livro Vidas.
Com a ordenada e simétrica composição do afresco Rafael consegue representar perfeitamente esse universo espiritual e hierarquicamente ordenado tão presente na filosofia humanista, tornando visível o símbolo da Cidade de Deus.
Uma resposta
Maravilhoso afresco que nos encanta com suas cores e sua história.