Dama com Arminho, Leonardo da Vinci

História das Artes > Olho-vivo > Análise Estética > Obras Analisadas > Dama com Arminho, Leonardo da Vinci
Dama com Arminho, Leonardo da Vinci
   

Leonardo parte para Milão em 1482. Na corte de Ludovico o Mouro pinta este retrato cerca de 1485. A  modelo foi identificado como sendo Cecilia Gallerani, amante de Ludovico Sforça, “o Mouro”, durante dez anos. Esta dama era conhecida por ter sido poetisa e mecenas das artes.
A jovem aparece dirigindo a cabeça para o lado, girando-a ligeiramente por cima do ombro em atitude de escuta. O artista realiza um bom número de retratos femininos. Em todos eles, preocupa-se em captar a personalidade do seu modelo.

Na composição das obras deste gênero, costuma incluir uma série de elementos simbólicos que fazem alusão à personagem. Neste caso, o elemento simbólico é constituído por um arminho, cuja expressão feroz contrasta com a serenidade da moça, era um dos emblemas de Ludovico. Este animal é sinal de nobreza, pureza e elegância. Talvez seja também sinal de astúcia e de caráter difícil. O termo grego que designa (gallen) sugere o sobrenome de Cecilia.

A dama surge retratada na tela a meio corpo. Uma das suas mãos destaca-se principalmente pela delicadeza e virtuosismo. Este esquema compositivo está relacionado com a atitude de outras retratadas por Leonardo. É o caso da Gioconda ou de Ginevra Benci.

O observador concentra sua atenção sobre a personagem. A escuridão e o vazio do fundo fazem contraste com os vermelhos e azuis do vestido. Ao contrário da Gioconda, a figura destaca-se do fundo sem se fundir com ele. O seu contorno não se dilui na atmosfera do quadro. A iluminação lateral da personagem incide deliberadamente sobre a parte mais significativa do quadro: o rosto da jovem, a sua mão e o animal. Matiza suavemente as telas e a cara da personagem, tentando omitir contrastes cromáticos fortes que alterem a harmonia do quadro.

A imagem de Cecilia Gallerani é uma amostra notavelmente representativa do retrato feminino durante o Renascimento. Leonardo era muito solicitado dentro deste gênero, devido ao seu prestígio profissional.

Dama com Arminho, c.1485, 55 x 38,7 cm, tinta à óleo, Leonardo da Vinci, Museu Czartoryski, Cracóvia.

pincelAgora que você sabe mais detalhes sobre esse quadro de Leonardo da Vinci, experimente desenvolver sua releitura sobre o tema, inspire-se em pessoas que tenham símbolos para traduzir sua personalidade ou sua origem, use o material colorido que você mais gostar.

quadroFotografe seu trabalho e compartilhe sua experiência conosco, nas nossas redes sociais, usando a #historiadasartestalento

COMO CITAR?

Para citar o História das Artes como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:

IMBROISI, Margaret; MARTINS, Simone. Dama com Arminho, Leonardo da Vinci. História das Artes, 2020. Disponível em: <https://www.historiadasartes.com/sala-dos-professores/dama-arminho-da-vinci/>. Acesso em 01 Dec 2020.

PESSOAS QUE LERAM ISSO, TAMBÉM GOSTARAM....

2 comentários em “Dama com Arminho, Leonardo da Vinci”.

Os comentários não representam a opinião do www.historiadasartes.com, a responsabilidade é do autor da mensagem.
    1. Olá, João, agradecemos seu elogio. Continue pesquisando seus temas preferidos por aqui. Aproveite para seguir-nos nas redes sociais.
      Abraço,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: