O Retrato de Baldassar Castiglione, Rafael Sanzio

História das Artes > Olho-vivo > Análise Estética > Obras Analisadas > O Retrato de Baldassar Castiglione, Rafael Sanzio
O Retrato de Baldassar Castiglione, Rafael Sanzio

O ducado de Urbino cultivava, no início do século 16, o ideal do cortesão perfeito: combinação de elegância no vestir-se e maneiras refinadas, habilidades esportivas e artísticas, bem como cultura ampla.

Todas essas qualidades foram enaltecidas por Baldassare Castiglione em seu famoso livro Livro do Cortesão, publicado em 1528.

E Rafael Sanzio era a encarnação desse ideal encantador, amável e realizado nos campos pessoal, intelectual e artístico. Sua obra, com um profundo sendo de proporção e equilíbrio, parece personificar esses mesmos ideais.

Essa pintura provavelmente foi executada em Roma entre 1514 e 1515, por ocasião da nomeação de Castiglione como embaixador do papa pelo duque de Urbino.

Castiglione é retratado em um traje de notável elegância e discrição, de acordo com seu conceito de cavalheiro idealizado.

Os cabelos do embaixador estão enrolados em um turbante sobre o qual repousa uma boina com uma borda entalhada adornada com um medalhão; seu gibão sóbrio está enfeitado nas mangas da frente e da parte superior em pele de esquilo cinza atada com fita preta; embaixo, uma blusa branca e blusa.

A sóbria harmonia do traje, limitada a tons de preto, cinza e branco, é estendida no fundo da pintura, em um tom cinza claro e quente bege, banhada em luz difusa.

A composição é delimitada, como no caso das outras pinturas de Raphael, por uma faixa preta estreita, cortando deliberadamente a imagem nas mãos e concentrando a atenção do espectador no rosto e no olhar intenso.

Retrato de Baldassare Castiglione, 1514-1515, óleo sobre tela, 82 x 67 cm, Rafael Sanzio, Museu do Louvre, Paris.

pincelAgora que você sabe mais detalhes sobre essa obra de Rafael Sanzio, experimente desenvolver sua releitura sobre o tema, inspire-se nas características do Renascimento e crie um retrato, usando o material colorido que você mais gostar.

quadroFotografe seu trabalho e compartilhe sua experiência conosco, nas nossas redes sociais, usando a #historiadasartestalento

COMO CITAR?

Para citar o História das Artes como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:

IMBROISI, Margaret; MARTINS, Simone. O Retrato de Baldassar Castiglione, Rafael Sanzio. História das Artes, 2020. Disponível em: <https://www.historiadasartes.com/sala-dos-professores/retrato-baldassare/>. Acesso em 15 Aug 2020.

PESSOAS QUE LERAM ISSO, TAMBÉM GOSTARAM....

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: