A obra pertence ao período de culminação do artista que se desenvolve entre 1900-1911. Este extenso período se subdividiu em outras duas etapas para poder estudar melhor sua obra. A tela corresponde pois, à segunda etapa, que vai de 1906 a 1911. A partir de 1906, suas composições vêm determinadas por uma luz mais serena e intimista, perdendo a excessiva intensidade anterior, mas, ao mesmo tempo, ganhando em tonalidades. Também este segundo período vai se caracterizar por suas numerosas exposições individuais, tanto na Europa como nos Estados Unidos.
A primeira foi realizada em Paris, em 1906, continuando com Berlim, Dusseldorf e Colônia em 1907; e Londres, em 1908. Nos Estados Unidos, expôs em cidades tão importantes como Nova Iorque, Búffalo e Boston, em 1909, e Chicago e San Louis, em 1911. E fechando o circuito destas mostras, participou na Exposição Internacional de Roma em 1911.
De novo, Sorolla retoma o tema da praia, que passará a ser o mais representativo dentro de sua ampla produção.
As crianças estão completamente nuas (como as crianças nadavam no passado) e deitadas de bruços na areia enquanto a água lambe a pele, com posições e atributos diferentes: um deles, loiro e de pele clara, além de aparentemente mais jovem, ele se apoia em um cotovelo, olhando para outras duas crianças, de pele escura e mais escura, cujos corpos estão em outra direção. Um deles está olhando para o primeiro com um sorriso no rosto, enquanto o outro não percebe a cena.
O garoto loiro está menos afundado na areia do que os outros dois, bem como delineado com mais detalhes; as solas e os dedos dos pés, assim como os músculos das pernas, nádegas e costas, têm melhor definição que os marrons. Estes estão meio enterrados na areia molhada, seus corpos sendo muito mais difusos.
Com isto, o que realmente ele quer assinalar não é a anatomia do corpo das crianças, mas sim a incidência da forte luz do sol do meio-dia sobre seus corpos.
Estes reflexos são resolvidos com toques de cores suaves e puros, salpicados sobre as peles bronzeadas das figuras.
O movimento da água fica refletido com grandes pinceladas azuis e violáceas, que formam manchas sinuosas de cores, dando a sensação de maré e do movimento das ondas.
Agora que você sabe mais detalhes sobre essa obra de Joaquín Sorolla, experimente desenvolver sua releitura sobre o tema, crie uma cena na praia ensolarada, usando o material colorido que você mais gostar.
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