Pesquisar
Close this search box.

Rua Mosnier, Édouard Manet

Echo Dot 5ª geração | O Echo Dot com o melhor som já lançado | Cor Preta

Compacto no tamanho, grande nas possibilidadesNosso smart speaker mais popular conta com um design compacto e áudio ainda melhor para proporcionar um som vibrante em todos os ambientes da sua casa. Com o Echo Dot, Alexa ajuda você a não perder a hora, escutar suas músicas favoritas em qualquer ambiente da sua casa e controlar […]

A pintura La Rue Mosnier aux drapeaux, em português A Rua Mosnier com bandeirasé uma vista de Paris que sobre o evento da Exposição Universal do mesmo ano, quando as ruas da capital foram decoradas com muitas bandeiras francesas.

Para comemorar a Exposição Universal, em si uma celebração de luxo e prosperidade, o governo francês declarou 30 de junho de 1878, um feriado nacional.

O feriado, chamado de Fête de la Paix (Comemoração da Paz), também marcou a recuperação da França da desastrosa Guerra Franco-Prussiana de 1870-1871 e da sangrenta e divisível Comuna de Paris. De sua janela do segundo andar, onde mantinha seu estúdio na Rua Mosnier (hoje Rua de Berne), Manet capturou a tarde do feriado.

A rua urbana era um tema principal da pintura impressionista e modernista; muitos artistas visavam mostrar não apenas a transformação e o crescimento da Era Industrial, mas também como ela afetava a sociedade.

Os olhos de Manet viram os passageiros elegantes em táxis de cabriolé e, em primeiro plano, um trabalhador carregando uma escada. O amputado curvado com muletas, talvez um veterano de guerra ou mendigo, passa por destroços cercados deixados pela construção de uma nova linha de trem.

Ao contrário da pintura Rue Montorgueil de Claude Monet, feita no mesmo dia sobre o mesmo assunto, em outra rua parisiense, a pintura de Manet ataca com sua aparência austera e quase árida, denotando uma visão bastante negra do verão de Paris.

Rua Mosnier com Bandeiras, 1878, óleo sobre tela, 65,5 x 81 cm, Édouard Manet, Museu J. Paul Getty, Los Angeles.

Agora que você sabe mais detalhes sobre esses quadros de Manet, experimente fazer uma composição sobre final de uma festa ou de um evento de rua, utilizando o material colorido que mais gostar.

quadroFotografe seu trabalho e compartilhe sua experiência conosco, nas redes sociais, usando a #historiadasartestalento

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nosso Feed

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

plugins premium WordPress