O formato preferido pelo pintor para as grandes composições sacras é um retângulo alongado com uma altura que é mais que o dobro da base. Esta proporção facilita a verticalidade das figuras e coloca as cenas em dois níveis sobrepostos. Na parte de baixo, as figuras têm uma maior corporização terrena, enquanto na parte mais alta, reservada às aparições divinas e aos coros angelicais, a luz brilha até diluir as imagens.
Este quadro destinava-se ao retábulo do altar-mor da igreja do Colégio dos Agostinianos de Dona Maria de Aragão, em Madri, célebre instituição religiosa perto da corte dos Habsburgos.
Essa foi a única encomenda executada por El Greco em Madri, onde era pouco apreciado por Filipe II devido ao seu estilo pouco natural e nada próximo dos objetivos devocionais reclamados pela Contrarreforma
O conjunto é envolto por uma atmosfera que dá unidade à obra e que provoca um movimento incessante.
João Batista, rude e vigoroso, derrama sobre a cabeça de Cristo a água que desce do halo luminoso do Pai e do Espírito Santo, simbolizado como sempre por uma pomba branca.
A espiritualidade que envolve as figuras é expressa através do alongamento dos membros e da irrealidade da atmosfera.
Agora que você sabe mais detalhes sobre esse quadro de El Greco, experimente fazer uma releitura dele ou crie um imagem religiosa do batismo, usando o material colorido que você mais gostar.
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