Pesquisar
Close this search box.

O Homem Vitruviano, Leonardo da Vinci

Lancôme, La Vie est Belle EDP, Perfume Feminino

Por meio do desenho, Leonardo da Vinci não só realizava estudos para a elaboração de obras de pintura, escultura e arquitetura, muitas das quais jamais se concretizaram, mas também registrava aspectos da natureza com interesse científico e esboçava inventos que só se tornariam possíveis mais séculos depois.

O Homem Vitruviano é baseado numa famosa passagem do arquiteto romano Vitrúvio na sua série de dez livros intitulados de De Architectura, um tratado de arquitetura em que, no terceiro livro, ele descreve as proporções do corpo humano masculino.

O próprio Leonardo escreveu a respeito deste desenho:

Vitrúvio, o arquiteto, afirma em sua obra sobre arquitetura que as medidas do corpo humano são as seguinte: 4 dedos foram 1 palmo e 4 palmos formam 1 pé, 6 palmos formam um côvado (medida de comprimento antiga, equivalente a 66 cm); e 4 côvados formam a altura de um homem. E 4 côvados formam 1 passo, e 24 palmos formam um homem. O comprimento dos braços estendidos de um homem é igual à sua altura. Das raízes de seus cabelos à ponta do seu queixo é a décima parte da altura do homem; da ponta do queixo até o topo da cabeça é um oitavo da sua altura; do topo do peito às raízes do cabelo será a sétima parte do homem inteiro. Dos mamilos ao topo da cabeça será a quarta parte do homem. A maior largura dos ombros contém em si a quara parte do homem. Do cotovelo até a ponta da mão será a quinta parte do homem; e do cotovelo até o ângulo da axila será a oitava parte do homem. A mão inteira será a décima parte do homem. A distância da ponta o queixo até o nariz e das raízes dos cabelos até as sobrancelhas, é, em todos os casos, e como o ouvido, um terço da face.

Vitrúvio já havia tentado encaixar as proporções do corpo humano dentro da figura de um quadrado e um círculo, mas suas tentativas ficaram imperfeitas. Foi apenas com Leonardo da Vinci que o encaixe ficou perfeito e dentro dos padrões matemáticos esperados.

Este desenho ilustra a tese filosófica segundo a qual “o homem é a medida de todas as coisas”, própria do Renascimento. Considerado como um símbolo da simetria básica do corpo humano e, por extensão, para o universo como um todo.

O Homem Vitruviano, c.1492, lápis e tinta sobre papel, Leonardo da Vinci, Gallerie dell’Accademia, Veneza, Itália.

Agora que você sabe mais detalhes sobre esse desenho de Leonardo da Vinci, experimente fazer uma releitura dele ou criar um desenho que obedeça as indicações de Vitrúvio sobre as medidas do corpo humano, utilizando o material colorido que mais gostar.

Fotografe seu trabalho e compartilhe sua experiência conosco, nas redes sociais, usando a #historiadasartestalento

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Respostas de 4

  1. Na minha opinião, corpo humano a maquina
    mas perfeita que Deus fez cada vez fico mas
    encantada!

  2. Seria interessante mencionar as medidas em centímetros.

    Como “4 dedos formam um palmo”…?

    O costume é chamar de palmo a distância entre a ponta do dedão até a ponta do dedinho… (Polegar e Mínimo).

    Tem jeito?

    1. Olá, Celso, o palmo é uma medida de comprimento que se obtém com a mão toda aberta, medindo-se do dedo polegar ao mínimo, cuja distância gira em torno de 22 centímetros. O Homem Vitruviano é uma obra de Leonardo da Vinci, que acompanhava as notas de seu diário em 1490. Ele foi baseado em Marcus Vitruvius. Basicamente, o redescobrimento das proporções matemáticas do corpo humano no século XV por Leonardo da Vinci e outros artistas foi uma característica marcante do renascimento. Assim, isto está simbolizado no Homem Vitruviano. Segundo Leonardo da Vinci, para que um corpo humano tivesse beleza e harmonia, deveria respeitar a proporção áurea.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nosso Feed

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

plugins premium WordPress