Este quadro de David celebra a arte, a vida e a moralidade da Roma antiga. A República romana estava em guerra e a disputa devia ser resolvida por um combate mortal entre três irmãos romanos, os Horácios, e três irmãos inimigos, os Curiácios.
David mostra o momento dramático em que os Horácios juram diante do pai sua lealdade ao Estado. afirmando que estão prontos para a morrer pela pátria. Mas a história apresenta um difícil dilema moral, pois um dos irmãos Horácios é casado com uma irmã dos Curiácios, e uma irmã dos Horácios está noiva de um dos irmãos dos Curiácios. Eles irão escolher o autossacrifício e a lealdade à República, acima dos laços familiares e das emoções pessoais.
A clareza do estilo de David reflete a certeza da sua mensagem moral. As figuras são maiores que o tamanho natural; todos os contornos são nítidos e bem definidos; as cores são brilhantes e claras. Até mesmo as sombras parecem disciplinadas e sem ambiguidade.
As togas são fielmente copiadas de exempos romanos conhecidos, assim como os capacetes e as espadas. David esforçou-se para tornar cada detalhe o mais preciso possível – até o nariz dos homens tem a forma conhecida como nariz romano.
O grupo masculino lança uma sombra sobre as crianças, aninhadas sobre o manto protetor da mãe dos Horácios. Note como o menino mais velho, mesmo amedrontado pelos acontecimentos afasta a mão da avó para olhar as espadas. A sombra indica que até mesmo as crianças inocentes devem estar dispostas a pagar o preço exigido pela lealdade ao Estado.
A pose heróica do pai acentua a nobreza de seu sacrifício. A inclinação de seu corpo é contrabalançada pela grande lança na mão do filho em primeiro plano.
A cor predominante no grupo masculino é um vermelho vivo, a cor da paixão, que iria tornar-se a cor tradicional da Revolução Francesa.
Podemos reconhecer esse cenário como um estilo tíico da arquitetura romana, com um estilo masculino e austero das colunas dóricas. Os três arcos do edifício correspondem aos três grupos de figuras. Cada grupo ou indivíduo – os irmãos, o pai, as mulheres e as crianças – está emoldurado por um arco, sugerindo seu isolamento e também os vínculos que os unem.
A mulher de branco é Sabina, irma dos Curiácios e esposa de um dos Horácios. Ela se apoia em sua cunhada Camila, que está noiva de um dos irmãos Curiácios. Camila estava destinada a ser morta pelo próprio irmão, por lamentar a morte de seu noivo. AS duas mulheres são a personificação do sofrimento e da tragédia.
Em contraste direto e marcante com as linhas fortes e retilíneas que descrevem o grupo masculino, as mulheres e crianças são desenhadas com curvas suaves. Isso faz com que nosso olhar interprete a emoção a incerteza da situação.
A assinatura do quadro, no canto esquerdo abaixo, é neoclássica; escrita em latim, ela diz: “Criado em Roma por David em 1784” (“L. David faciebat Romae Anno MDCCXXXIV”).
A intenção de David era fazer um quadro de propaganda, mas não previu o sucesso que teria. Quando foi pintado, Antigo Regime da monarquia francesa, baseado no direito divino dos reis, teria apenas mais quatro anos de vida. Em 1789, a Revolução Francesa, que David apoiou, substituiu esse regime por uma nova ordem política: a república da Nação-Estado, com seus ideais de liberdade fraternidade e igualdade. Seu quadro heroico, autoritário e de composição impecável simboliza o novo sonho político e é um modelo do estilo neoclássico. Ironicamente, esse quadro foi encomendado pelo rei Luis XVI, que morreu na gulhotina em 1792.
Agora que você sabe mais detalhes sobre esse quadro de David, experimente desenvolver sua releitura sobre o tema, inspire-se em uma cena mitológica com cenário em arquitetura, e use o material colorido que você mais gostar.
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